04 setembro 2011

Entrevista: Cosmão (Shugames)


Olá leitores e amigos. Hoje vamos bater um papo com o criador do blog Shugames, Cosmão! Um dos primeiros parceiros do Na Praia4 e um super apaixonado por Master System. 

NA PRAIA4 Vamos às perguntas de praxe: nome, idade, profissão, onde mora...
Cosmão – Eduardo, fiz 30 anos em 1/9, sou ligador (telefonia) há 5 anos e moro em Piracicaba/SP.

NA PRAIA4 Quando começou sua paixão por videogame? Seus primeiros contatos, etc.
Cosmão – Acredito que com 8 ou 9 anos, quando ganhei meu Atari. Antes disso, jogava na casa de primos (Atari) e em vizinhos (o velho e querido Phantom System).

NA PRAIA4 Alguma pessoa em especial foi forte influência para você começar esse hobby?
Cosmão – Forte influência? Hum.... Bom, acredito ter conhecido videogame pelo Atari mesmo, na casa de um primo meu que já é falecido, inclusive. Depois disso, conheci o Phantom System e, em seguida, o Master, o qual me apaixonei por completo. É, a culpada de tudo foi a Sega mesmo...

NA PRAIA4 Desses citados, qual seu videogame preferido? Comente um pouco.
CosmãoMaster System, claro! Escutar aquela intro ao ligar o console ficou tatuado no meu cérebro, acho que nunca mais vou me esquecer. Fora as infindáveis tardes em labirintos de Phantasy Star ou chutando a cara de malandros no Double Dragon, meu primeiro cartucho alugado. Por esses motivos digo para qualquer um que a Sega é a empresa de games que mais marcou minha infância.
NA PRAIA4 Quais são seus jogos preferidos do console?
Cosmão Tá na mão: Golvellius, Alex Kidd In Miracle World, Phantasy Star, Asterix e Castle of Illusion.

NA PRAIA4 O que você acha que mudou do videogame da época da sua infância para os tempos atuais?
Cosmão – Muitas coisas, mas para ficar apenas em duas aqui vai:
  1. Falando das coisas principais, acho que a dificuldade foi completamente abolida na geração atual, antigamente era complicado terminar algum jogo na raça, principalmente nos 8 bits.
  2. A visão de mercado é outra, assim como o mundo também mudou, as vontades dos jogadores atuais são outras e é por isso que vemos mais shooters cheios de checkpoints em cada esquina do que qualquer outro estilo atualmente.

NA PRAIA4 Qual console e empresa de games você destaca na geração atual?

Cosmão – Acho que os 3 cumprem bem o papel nessa geração. X360 e PS3 acabam se completando de alguma forma, com seus exclusivos. O Wii corre por fora e supre o mercado com jogos mais voltados para se jogar em turma ou baseados em estilos mais antigos, como os plataformas.

Se fosse pra destacar um, acho que destacaria o Nintendo Wii, mas não pelo seu controle e sim pelas franquias que voltaram em grande estilo do passado (falo especificamente de Donkey Kong Country Returns e New Super Mario Bros Wii, motivos que ainda me tentam a comprar um Wii).


NA PRAIA4 Como surgiu o seu blog/site sobre games antigos? Qual foi a inspiração?
Cosmão – Como expliquei no post comemorativo de 2 anos do Shugames, comecei no antigo fotolog escrevendo resenhas de jogos velhos. Depois que conheci o Gagá Games, resolvi que teria um blog pra mim, apesar de já participar do Gagá, da Old Games Zine e do FTWGames. E assim nasceu o Shugames.

Acho que posso dizer que o Gagá serviu de inspiração sim.

NA PRAIA4 Pensa em parar algum dia com o blog? Mudar o foco? Falar sobre jogos mais atuais?
Cosmão – Eu criei recentemente um blog para falar de jogos atuais, mas tenho outros planos que, infelizmente, não incluem ele. Pois é, como alguns acompanhadores do Shugames já sabem, deletei o blog para focar apenas no Shugames/Gagá/OGFTW. As matérias publicadas nele até agora vão direto pro OGFTW, blog que vou focar na geração atual.

Falar de jogos atuais toma MUITO tempo, é muita pesquisa e jogatina para poder redigir um bom texto explicativo. Em breve eu anuncio as previstas mudanças no Shugames, aguardem.


Agora, parar com o Shugames eu admito que já pensei nisso no passado. Às vezes eu passo (e acredito que muita gente) por períodos de bloqueio criativo, onde nenhuma idéia surge na cabeça e o blog vai ficando dias, semanas e até meses sem atualizações. Isso de certa forma faz acontecer duas coisas: ou o cara desanima de vez ou ele espera o tempo passar, arruma forças sei lá de onde e volta a publicar matérias.

Às vezes é cansativo escrever pra um blog, portanto, adotei o sistema de só escrever quando tiver uma boa idéia. Enquanto não surge nenhuma idéia de análise/matéria pro Shugames, ele fica lá parado, sempre pronto pra ser revisitado pelos leitores.

Fechar o blog está completamente fora de questão, ao menos por enquanto hehehe!

NA PRAIA4 Quais os sites/blogs que você mais acompanha?
Cosmão – Acompanho diariamente o Fórum Outerspace além dos blogs dos parceiros sempre que são atualizados.

NA PRAIA4 O que você pensa sobre a comunidade retrogamer no Brasil?
Cosmão – Quando descobri o Gagá Games já existiam diversos blogs bons de retrogames. Atualmente a coisa é ainda maior e penso que, no futuro, se o povo não se mexer para criar coisas próprias ou tentar se diferenciar, teremos um mar de blogs de jogos retrôs com as mesmas análises, detonados e matérias, apenas mudando o autor e a essência do texto. E, convenhamos, ler sobre o mesmo jogo em vinte análises, mesmo que diferentes, é cansativo pacas.

Nesse ângulo eu estou bolando alguma coisa com relação ao Shugames. Não digo que é fácil, mas analisar hoje um jogo, de forma como era feito antigamente, está começando a soar batido. É como pegar um produto na mão e ler o rótulo. É sempre a mesma coisa...

Um blog que eu acho diferenciado nesse quesito desde quando começou é o GLSToque, do Gabriel. Análises cheias de piadas, engraçado pacas e com um toque único ao texto, essa diferenciação é o núcleo do sucesso do blog dele.

Outro que gosto de ler são os jogos analisados pelo Gagá (Orakio), onde ele abrange geralmente mais coisas do que simplesmente falar sobre o game. Aborda fases, experiência com o jogo, histórias do passado, etc, o que dá uma boa variedade ao texto e não passa a impressão de que “já li isso em algum lugar”.

NA PRAIA4 Pra finalizar, qual recado você dá para as pessoas que acompanham seu blog e gostam de ler sobre jogos antigos?

Cosmão – Eu espero realmente que o Shugames continue divertindo e informando o pessoal que me segue. O propósito é sempre apresentar textos leves e descontraídos, alvo que muitas vezes não é atingido, mas continuo tentando.

Pretendo mudar um pouco o lance de análises do blog futuramente, então, aguardem boas novidades pro futuro. Além disso, só tenho a agradecer o apoio de todos que me acompanham (leitores, parceiros e amigos), sem o feedback não existe blog que vá pra frente.

Abraços! 


:.
Nós do Na Praia4 que agradecemos Cosmão e contine tocando o Shugames

Valeu!

8 comentários:

  1. Boa MarCel, a ideia de entrevistar o Cosmão foi muito bacana, eu adoro o Shugames e sempre acompanho os posts. Aliás, o Shugames foi uma das minhas inspirações para o QG Master e o Cosmão apoiou o blog quando passei por momentos de bloqueio criativo, que, como ele mesmo disse nos faz pensar em parar... show de bola, parabéns pela entrevista, e parabéns ao Cosmão pelo excelente trabalho no Shugames. E viva o Master System, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ótima a ideia de entrevista o Cosmão, esse camarada vale ouro!

    Sobre esse lance de ficar um tempo sem atualizar o blog, o legal da comunidade retrô é que ela é bem unida, então um indica o post do outro e acaba trazendo blogs que andavam meio parados de volta às atenções dos leitores. Isso é algo que eu curto muito na retrosfera.

    O que você falou sobre a multiplicação de blogs retrôs é verdade mesmo. A turma tem que criar um diferencial, senão fica só repetição. O Gabriel é um exemplo brilhante disso, porque o blog dele tem um jeitão único. No caso do Shugames, eu acho muito legal esse seu foco nos retronados e afins, é uma coisa bacana que dá uma "cara" ao blog. Fora que esse lance de detonado é retrô total, e você faz muito bem.

    Valeu pelas citações! Sou seu fã e é sempre um prazer saber que você curte o Gagá Games e que ele te motivou em algum sentido!

    Para completar, somos dois amantes da Sega, né? Eu tô pensando em expandir minha pereba collection para o Master System e outros consoles da Sega no futuro. O Master também marcou a minha vida, então seria ótimo fazer uma coleção dele.

    Abração e parabéns ao Marcel pela ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  3. "Ideia de entrevistaR". Ô pressa de postar o comentário sem revisar :P

    ResponderExcluir
  4. @Leo

    Não vou mentir, me inspirei numa entrevista sua que vi em algum blog que agora não me recordo, hehe. Eu sempre me interesso pela experiência que cada blogueiro/retrogamer (assim como eu) teve em sua vida (ou infância). Tava mais do que na hora de trocar um papo com um parceiro aqui no blog.

    Master System lives forever! ^^

    @Orakio

    Pressa velho lobo? Que é isso? Pra vc a gente até espera mais um pouquinho, hehe

    Acredito que Sega despertou paixões em muitos gamers no fim dos anos 80 e década de 90. Apesar da briga ter sido acirrada com a Nintendo mandando brasa com muitos jogos, eu sempre reservei um tempinho para meu Alex Kidd, Sonic, Phantasy Star, etc. Não tem como negar que cada ícone dessa época ainda é muito presente em nossas memórias e quase certeza de nos acompanhar no nosso tempinho livre diário para aquela jogadinha...

    Eu que agradeço ao Velho Piadista pela entrevista e por poder compartilhar mais sobre sua experiência com games.

    Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da entrevista, apesar que prefiro muito mais o Nes do que o Master System... E claro, Double Dragon do Master é um EXCELENTE jogo...

    Concordo com o ponto de vista apresentado, e discordo ao mesmo tempo, é correto afirmar que fazer o texto técnico fica massante e que deve ser criativo, acrescentar alguma coisa. Mas muitas vezes o sucesso ou não do texto, depende da popularidade do blog.

    Um texto criativo, postado no submundo, vai ser bem menos visitado, comentado do que um texto 100% "técnico" postado em um blog mais conhecido... Então a popularidade do blog influencia muito a visibilidade do texto...

    E outra, muitas vezes, aquela criatividade que você adiciona, agrada alguns e desagrada a outros... E se desagrada mais do que agrada, aquela boa idéia vai sendo deixada de lado...

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, bem direta e objetiva. Gostei mesmo, nada cansativa como a gente vê por aí. Parabéns a o entrevistador.

    Quanto ao Cosmão, é um excelente blogueiro com boas idéias. Além de ter a melhor de todas as características esperadas, dedicação. Só uma pessoas dedicada consegue manter um blog e ainda contribuir em outros. Isso é coisa rara.

    O Shugames é aquele blog divertido que dá para passar rapidinho e sempre absorver coisa boa. Para mim o que diferencia um blog são os textos pessoais. O caso do Shu é igual ao do GL, ou seja, qualquer um que lê os posts consegue perceber que eles foram escritos de forma orignal e com experiências de cada um. E não de forma técnica e genérica como vemos por aí.

    Enfim, vim aqui mesmo só para babar no Cosmão que falou super bem do GLStoque, me deixando orgulhoso e emocionado. E dizer que lhe desejo tudo de bom e muito sucesso.

    Adoro ser citado, ainda mais em dose dupla... valeu aí nos coments Gagá. Arrasô!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos elogios galera, o Shugames existe por causa de todos vocês que prestigiam o blog.

    Pode ser que fique um tempinho meio sem atualizações, mas é tudo por conta de correria no trabalho, cansaço e falta de tempo, como deve acontecer com todo mundo.

    Acho que o mais importante mesmo é esse lance de amizade e união entre todos como o Gagá disse. E bola pra frente :D

    ResponderExcluir
  8. @Solo Player

    Realmente você tem razão: de nada adianta um texto altamente técnico ou cheio de piadas se o blog não conquista seu espaço na comunidade. Muito Boa!

    @Gabriel

    Obrigado pelos elogios! Um abraço

    @Cosmão

    Meu amigo, essa entrevista é mais um forma de agradecer pela força nos primeiros passos do meu blog. Falar sobre jogos antigos uniu meu passatempo favorito (jogar videogame) com o que mais gosto de fazer: escrever.

    Um abraço, Old Man

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.