08 abril 2011

#1 Mickey Mouse - Castle of Illusion


De todas as vezes que fui a uma locadora atrás de um game para curtir o final de semana com meu Master System há uns bons anos atrás, um que sempre me chamou a atenção (principalmente pela capa) foi Castle Of Illusion. Outra boa lembrança foi quando zerei esse jogo. Sempre me relembro da batalha final arremessando o lampião na Bruxa até hoje quando vejo esse jogo num blog retrogamer.


Castle of Illusion (Disney/Sega, 1990) mostra a tradição da Disney em lançar bons títulos para as diferentes plataformas que fazem a alegria dos gamers em cada época. Outros bons exemplos para o console 8-bits da Sega são: as sequências Land of Illusion, e Legend of Illusion; Pato Donald: The Lucky Dime Caper; e, em breve postado, Aladdin. Com toda certeza Castle já chegou mostrando que o time Disney/Sega fariam excelentes jogos nos anos a seguir.



Pratice ou Normal

Mundo das Sobremesas: a fase do visual mais caprichado
Em 2004 a TecToy divulgou que Castle of Illusion foi o jogo
mais vendido para o Master System no Brasil

A aventura começa quando Minnie é seqüestrada pela Bruxa Mizrabel que a inveja por sua beleza e popularidade (bruxa é isso aí mesmo) e a aprisiona num castelo tenebroso. Para derrotá-la Mickey deve entrar no castelo e encontrar as sete gemas do Arco-Íris (gemas essas protegidas pelos Mestres da Ilusão). Somente com todas as gemas Mickey terá poder para derrotar a Bruxa.

Logo após a tela de abertura existem duas opções: Pratice ou Normal. No Pratice têm-se acesso (apenas) as três primeiras fases em versão resumida. Até a história contada pelo mago na porta do Castelo se refere apenas a três gemas. Seria um modo ultra easy por assim dizer. Chega-se a salvar a Minnie em menos de 15 minutos de jogo, mas com uma recomendação para testar suas habilidades no modo normal (diferente não?). Depois disso o game automaticamente reinicia. Aconselho esse modo apenas para se acostumar com a movimentação do personagem (muito boa por sinal).

É interessante explicar a movimentação de Mickey e outros aspectos antes de adentrar nas fases reais. Não espere armas (até por ser um jogo infantil) ou movimento mais elaborados. O ataque de Mickey no game é a tão difamada “Bundada”. Para acioná-la é preciso pular e apertar o botão de ataque durante o salto (ou Mickey perde energia preciosa – as estrelas no canto inferior). Outro movimento bastante útil é atacar (Bundada) em ladeiras/descidas, com isso o personagem escorrega e mata todos os monstros no caminho. Além disso, objetos como pedras, bolas e até um barril com um M (item reutilizável e bastante útil) podem ser arremessados contra os inimigos do jogo. O barril também servirá de plataforma para alguns lugares nas fases. No jogo ainda é possível nadar com Mickey como dentro de uma xícara de chocolate (e cuidado com os cubos de açúcar!) e a busca por chaves será necessária para abertura de algumas passagens, mas nada de muito complicado.

Para acabar com os aviões ou os carrinhos a controle 
(como o da foto) acerte a máquina que os controla
A energia de Mickey é medida por estrelas. Começa-se com três e chega-se ao máximo de cinco encontrando as demais em determinadas fases (vide mais abaixo). Para recuperar a energia bolos e pedaços estarão dentro de baús espalhados pelas fases. Um bolo inteiro recupera toda a energia e o pedaço uma estrela.


Modo Normal

Agora sim estamos falando do verdadeiro desafio. São ao todo 6 fases (três fases no primeiro andar; duas no segundo e a última fase) e todas possuem um chefe no final. Não existe ordem pré-definida entre as fases, com exceção da fase final, logo se pode percorrer o andar de maneira livre. As fases possuem temática infantil e como estamos enfrentando Os Mestres da Ilusão, entramos no Mundo das Sobremesas, Fábrica de Brinquedos, Mundo da Biblioteca... Cada uma com gráfico bem caprichado e aqui ali um pulo ou inimigo mais chato. Mesmo bons jogadores acostumados com games de plataforma poderão ver suas vidas se esvair em algum desses lugares.

No primeiro andar após derrotar cada chefe acrescenta-se uma gema para a coleção.  As fases são: Floresta Encantada (o chefe mais difícil do andar); Mundo dos Brinquedos (no nível mais acima à esquerda possui uma estrela que acrescenta mais energia para Mickey); e Mundo das Sobremesas (a fase mais bonita e o chefe mais simples a ser batido). A minha dica fica para se explorar primeiro a fase que possui a estrela e sempre procurar em cantos por baús secretos: alguns possuem vidas (as orelhas do Mickey), energia e moedas. A moeda menor vale 500 pontos, a maior 2 mil e uma vida é ganha no jogo a cada 10 mil. 

Após bater os chefes do primeiro andar é hora de se aventurar no segundo. Fase Mundo da Biblioteca: livros, borrachas e réguas compõem uma temática bem legal. Cuidado com os aviões e grandes letras “A” vermelhas que perturbam pra caramba. Fase Torre do Relógio: fase dos pulos mais complicados, exceto pela fase final, e possui a última estrela no canto direto próximo a gema. Nesse andar as gemas são encontradas no decorrer das fases e após derrotar os chefes.

Com as sete gemas vai-se ao topo do castelo e um arco-íris é formado: é hora de entrar na fase final do jogo que de longe é a mais elaborada. Nessa fase algumas partes vão exigir raciocínio e paciência. Monstros vão atrapalhar mais do que o de costume e quebrar um bloco errado pode custar algum tempo ou mesmo uma vida. Armaduras encantadas, aranhas, fossos com lava, plataformas que caem, fantasmas, pesadas bigornas do mal (hehe), baús encantados, além de trechos escuros em que segurar o lampião é quase que obrigatório. Com certeza o jogador vai morrer algumas vezes na segunda parte da fase, após a primeira porta, em que a tela “corre” (o tempo de alguns pulos é bem curto).  


Castle of Illusion ou Parque dos Dinossauros??

Após passar por todas essas armadilhas e dificuldades é hora do embate final entre Mickey e..., e..., ué? Que bicho é esse? O quê que essa lagartixa anabolizada tá fazendo aqui? Não é que entre todos os bichos de estimação do mundo a Bruxa do jogo (Mizrabel) resolveu criar um dragão verde-musgo? (que lindinho...). É, o problema é que o “bichinho” quer lanchar o Mickey antes do desafio final. Depois dele é que se enfrenta a Bruxa – ele é o único Sub-Chefe do jogo inteiro. E olha que o escamoso dá lá o seu trabalho até se achar a manha. Já a movimentação da Bruxa lembra o chefe da Fase Torre do Relógio, mas somente acertável com o lampião (fica a dica). Depois de acabar com o feioso e a graça da Bruxa é hora de curtir o final.



Pingos nos “is”

Dificuldade? Já vi algumas resenhas classificar Castle of Illusion para Master System como fácil e não digo que não é. Apenas acrescento que em determinados locais o pulo pode ser bastante complicado e após morrer o jogador pode retornar com o Mickey de um lugar mais afastado. Para mim a maior facilidade é o fato de existirem nove continues antes de se chegar a um game over. Com um pouco de treino e decorando rápido o caminho (e os itens) em cada fase não é um desafio dos maiores.

Os gráficos são bons, os cenários bem variados de fase a fase e a música é repetitiva, mas gruda na cabeça que nem chiclete na sola do sapato. Os efeitos sonoros são simples sem mais o que acrescentar. O meu destaque no jogo fica para o conjunto e a boa qualidade do game em si que conseguiu unir diversão e aventura estrelado por um dos mais carismáticos personagens da Disney. Divirta-se!

Um abraço e até mais

4 comentários:

  1. Boa review, bastante detalhada de um dos melhores jogos de plataforma para a Master System!
    Prefiro-a à versão Mega Drive.

    ResponderExcluir
  2. @greenhillszone

    Obrigado! Durante muito tempo Castle of Illusion foi meu jogo preferido do console. Acho mais do que justo escrever um matéria bem grande e detalhada a um dos games que mais me deu alegrias e horas de diversão

    ResponderExcluir
  3. Eu não lembro se zerei ou não, mas joguei bastante tambem no meu master system 3, bem emocionante...o master era o video-game ideal pra nossa infância! Valeu

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.