05 maio 2011

#5 Bank Panic

Taí um jogo bom, simples e divertido! Apesar do game ter cara e jeito de quem foi feito para a pistola do console, a única classificação adequada para ele seria Tiro ao Alvo mesmo... Em Bank Panic (Sega, 1987), somos o destemido Xerife (ou Herói Solitário?) da cidade e nossa missão é defender o banco da ação de Bandidos. O clima do Velho-Oeste Americano veio muito bem a calhar com a proposta do jogo e como era um cartucho que eu possuía posso dizer que é viciante. Mas eu não seria eu, e meu blog não existiria, se não fosse para esmiuçar um pouquinho desse desconhecido game não é mesmo? 

A tarefa não é das mais difíceis, porém exige dedo rápido no gatilho em algumas partes. Assim que se começa o jogo (sem opções, passwords) é apresentado o round 1 e o next extra point – a quantidade de pontos para conseguir uma vida. O primeiro é com 70mil já o segundo, 200mil. Os controles do jogo são simples: direcional para cima ou baixo – atirar no canto esquerdo; laterais – movimentação; botões 1 e 2 – atirar no meio e canto direito.

Em cada tela são sempre vigiadas três portas. Pode-se acompanhar a movimentação das portas numeradas de 1 a 12 pela parte superior. Toda vez que uma barra vermelha encostar na porta indicada é hora de verificar. Podem ser desde Clientes trazendo dinheiro a perigosos Bandidos procurados. O objetivo do jogo é que em todas as portas seja feito um depósito em dinheiro pelos clientes (homens ou singelas donzelas). As portas ficam com o símbolo do cifrão “$” após isso.

A ação do jogo se concentra nas portas. Bandidos devem ser acertados de bate – pronto e eles ainda podem render Clientes na porta do banco (cuidado!). Os Clientes podem aparecer amarrados (salve-os com um tiro) e garotos com tortas surgem para testar seus reflexos e lhe presentear com pontos de bônus. Atirar num Cliente ou ser alvejado por um Bandido é dar adeus a uma vida. Reflexo e atenção nesse jogo é tudo. Pode parecer chato no começo, mas a dificuldade é crescente. A movimentação de Clientes e Bandidos fica mais rápida e seu tempo mais curto com o avançar dos rounds. Além de bombas amarradas às portas para lhe tirar o sossego.


Graficamente Bank Panic é bem feito para sua época. Os personagens aparecem na porta em bom tamanho sendo a única arte mais elaborada do game. A música, apesar de bem Velho-Oeste, é a mesma em todos os rounds (puts...) e o barulho dos tiros é abafado. Bom jogo de tiro e pedida para se descontrair numa hora de chateação. Eu recomendo!

2 comentários:

  1. Ótimo review MarCel! Sou obrigado a confessar que nunca joguei. E isso pra mim é uma vergonha, eu tinha que ter jogado na época... mas nunca é tarde e fiquei com muita vontade de experimentar o game. Abração!

    ResponderExcluir
  2. @Leo S.

    Eu curti muito (e ainda jogo) Bank Panic. Nunca zerei, mas o jogo é bem interessante e muito simples

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.