28 maio 2011

#7 Columns



Excelente Puzzle e desafiante até os dias de hoje. Em Columns (SEGA, 1990) o jogador fica ao sabor de peças que caem a todo tempo e deve formar uma linha de 3 ou mais do mesmo tipo para marcar pontos (e desaparecer com as peças). Pra quem está acostumado com jogos mais modernos vai achar Columns estranho. Não adianta somente juntar de qualquer jeito três peças iguais. Elas precisam estar em linha mesmo. No começo isso pode atrapalhar um pouco pelo vício trazido de algum Tetris ou joguinho de celular. Sobrevivendo aos primeiros 10 minutos de jogo já dá pra sonhar com um escore mais alto. O ponto semelhante entre esses games e Columns é o game over: basta encostar a pilha de peças no topo.



Existem dois modos de jogar e mais um modo versus. No modo normal é possível jogar com até dois jogadores num limite de tempo ilimitado onde o desafio é ficar o máximo de tempo que o cansaço permitir. Enfileirar, mudar configuração de peças, não deixar a pilha crescer demais... ad infinitum. No modo colaborativo nas velocidades mais altas vai ser complicada a coordenação de dois parceiros. Sozinho já não seria muito fácil, imagine com alguém discutindo onde ou o que fazer numa fração de segundos. No level máximo as peças despencam numa velocidade absurda! Demora um pouco para se acostumar.

O modo Flash tem como cenário de fundo uma estrada para lembrar o jogador da noção de tempo. Aqui é mais um modo desafio: deve-se eliminar uma peça específica, na base da pilha. Como o jogador é o controlador do nível de exigência, vai de cada um tornar essa modalidade um verdadeiro desafio ou não. Versus. Jogo de Puzzle estilo Tetris sem modo versus não existe! Columns não é diferente e trouxe um na bagagem também. Aqui a velocidade e habilidade de cada um contam demais. Quanto mais ágil você for, mais rápido seu oponente vai ter o piso levantado e a vida complicada. Além dos modos de jogo, existem opções de personalização como nível de dificuldade (aumenta o número de pedras), o tipo de peça a ser jogada e a velocidade inicial.



Gráficos e sons medianos. Destaque para um som no jogo: o da peça-coringa (é o mesmo som emitido ao avançar de level) que vai lhe dar muitas alegrias na hora do sufoco! Acrescento apenas que acho Columns um jogo muito “sério”, e destoa dos jogos mais conhecidos para o console. Ele apenas não transmite diversão, não que seja algo ruim, mas que vale a pena comentar. Para quem curte o gênero um jogo obrigatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.