30 julho 2011

#13 Mickey Mouse - Legend of Illusion

Mickey Mouse – Legend o Illusion (Sega/ Disney, 1994) foi o último jogo da série "Illusion" que o rato mais famoso do planeta estrelou no Master System – na verdade somente no Brasil e graças à uma bela jogada de marketing da Tec Toy (o jogo foi portado do Game Gear).

Esse jogo sem dúvida é o que conta com os melhores gráficos dos três, e história também. O jogo é recheado de cut scenes que o tempo todo são mostradas no desenrolar da trama (algumas até longas demais por assim dizer) e que transmitem a sensação de estar dentro de um desenho animado.


A história começa quando uma escuridão encobre todo um reino distante. O acontecido já fazia parte de uma profecia “e apenas um rei numa jornada real poderá trazer a paz e a alegria de volta ao reino”.  O Rei Bafo que de bobo e corajoso não tem nada manda o rapaz da lavanderia do castelo, Mickey, no seu lugar e ainda o nomeia “Rei Honorário” – interessante notar que mesmo no mundo do faz-de-conta os chefes do executivo assim como os políticos no geral não são lá grandes coisas... Bem, voltando a falar da história. Mickey, o que não foge da raia (hehe), resolve encarar a tal jornada munido de coragem e suas incríveis bolhas de sabão (a arma dele no jogo).

A história ainda tem outros lances interessantes, mas contar tudo perderia a graça. Agora devo admitir que o lance de usar bolas (ou bolhas?) de sabão de AK-47 no lugar do antigo ataque do personagem (a Bundada) foi, e não foi, uma boa. Essa arma ultra-eficiente tem lá seus problemas como alcance limitado e o tiro ser torto (?). Pode parecer estranho falar isso, mas quem jogou os outros dois jogos do rato vai sentir falta da Bundada nesse game...

Pateta e Donald dão as caras por aqui (eles são Reis, quem diria hein?). O jogo é recheado de fases, mas todas muito curtas sem grandes desafios exceto que nos chefes houve uma mudança radical. Alguns não são tão simples de derrotar: existe sempre uma macete ou movimento que deve ser feito e que nem sempre vai ser tão trivial. Ponto para o jogo que inovou nesse aspecto. Pular em cima dos inimigos já tava ficando muito manjado mesmo.

Repetindo: de todos os jogos da série no Master esse é o que possui os gráficos mais bonitos. Pra começar o rato possui roupa (e bem bacana com uma boina a lá Robin Hood). Dessa vez o ambiente é medieval e em algumas partes, como as casas da primeira fase, têm um nível de detalhamento muito bom. Ponto para a dupla Disney/Sega de novo. A movimentação mudou um pouco (não tem mais Bundada) e os efeitos sonoros são os de sempre, nada de muito elaborado.


Estranho que os produtores não investiram na idéia de “poderes”. Habilidades que o rato ganhava com o desenrolar das fases (coisa usada no antecessor, Land of Illusion) sendo sua movimentação limitada a pulos e atirar poderosíssimas assassinas bolhas de sabão. Como o jogo é uma adaptação do Game Gear pode parecer estranho jogar com meia-tela – detalhe que com 15 minutos de jogatina passa batido.

Bons gráficos, uma jogabilidade agradável e história bacana. Com certeza esse jogou fechou com chave-de-ouro a participação do rato da Disney no console. Existe outro jogo, Mickey's Ultimate Challenge, mas que segue uma linha totalmente diferente dessa trilogia e nem chega a ser um jogo de plataforma. Mas isso fica para outra resenha num futuro próximo.


Legend é curto, fácil, vale pelo aspecto retrô; e altamente recomendado!

8 comentários:

  1. Faltou realmente a bundada para fazer conexão com a série illusion. Era um fator determinante e característico do personagem. Senti muita falta disso. Dos três esse é mais fraquinho em diversão, como você mesmo disse, é fácil e curto. Mas é bacana, diverte e é altamente recomendado, sem dúvida.
    Já o quarto jogo do Mickey, o Ultimate é bem fraquinho... não lembra em nada os outros. Até pq é um jogo lançado para diversas plataformas.
    E concordo contigo, os gráficos desse são lindos, caprichadasso.
    Muito boa análise MarCel, =D
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. @Leo

    Valeu pela visita. De todos da série Illusion, esse foi o que mais me chamou atenção pela arte (pensava até que era um jogo 16-bits ^^). Pena que parou por aí mesmo. Acho que a Disney ainda tinha muita lenha pra queimar com jogos da sua turma no console.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Também gostei de jogar este, mas o meu preferido continua a ser mesmo o Land of Illusion.
    Pena que para nós esse jogo custe os olhos da cara... :P

    ResponderExcluir
  4. @Green

    Cruzar o Oceano só é de graça se for via download mesmo, ^^. Em compensação como os jogos da Disney foram um febre no Brasil, muitos ainda podem ser encontrados em sites como o Mercado Livre por preços módicos. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu já ouvi horrores de ter muita gente desonesta no ML, se encontrares esse jogo (ou outros exclusivos como o Sonic Blast por exemplo) a um bom preço e o negócio for "sério" contacta-me, que podemos fazer negócio ;)

    ResponderExcluir
  6. Irei pesquisar e entro em contato com você!

    ResponderExcluir
  7. Esse game faz parte da saga of Illusion,muito legal os jogos da sega e Disney.
    Mas vou tentar jogar esse game.
    Já estou fazendo uma lista para jogar uns games de master e nitendo 8bits.

    ResponderExcluir
  8. @Thiago

    Inclua na sua lista todos da saga Illusion e de preferência não esquece os jogos do Donald para o Master. The Lucky Dime Caper é um excelente game da Disney.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.