10 agosto 2011

#14 Monopoly

Mais conhecido como Banco Imobiliário no Brasil, Monopoly é o jogo de tabuleiro de grande sucesso no mundo inteiro (existe até campeonato mundial). Nesse jogo estamos na pele de milionários que, numa disputa franca, compram e revendem terrenos, companhias, casas e estão à mercê de toda sorte e reviravoltas que o mercado imobiliário (e o jogo) pode oferecer. Fazer uma versão eletrônica de um hit da criançada parecia uma grande sacada, e foi! Monopoly (Parker Bros/Sega, 1987) é a emoção do original para o console 8-bits com algumas ressalvas.



Existem vários menus (o principal, de configurações do jogo e sub-menus), muitas instruções e sem o domínio mínino do idioma da terra do Tio Sam, ficar confuso é fácil. O jogo conta com os tokens (peões) do jogo original e tabuleiro também. É possível jogar com até 10 jogadores ao mesmo tempo – o player contra nove CPUs ou amigos – e toda mecânica do original foi repassada para o game. Rolar os dados, avançar pelas casas, comprar propriedades, ir pra prisão(!), barganhar com os adversários, etc. Tudo isso está presente na sua versão eletrônica. Em Monopoly algumas animações serão mostradas como quando se constrói (ou destrói) uma casa ou hotel dando um toque especial a produção.

Gráficos simples – a arte é bem feita sem nada muito elaborado. A maior parte do tempo a única visualização é do tabuleiro com o token e dinheiro em caixa. Ao rolar dos dados, uma animação exibe o peão avançando sobre as casas (que pode ser acelerada no botão 1 ou desativada no menu). Sons e  raros efeitos sonoros com uma (única) música ambiente que pode se tornar repetitiva, mas possível de desativar a qualquer momento da partida.

Possuindo alguns pontos fracos que podem estragar a diversão, insistir com Monopoly algumas vezes vai ser a chave para quem quiser entender toda mecânica envolvida e ganhar dos adversários. O começo do jogo, por exemplo, não foi bem bolado. Na tela de abertura não é fácil entender como dar início a uma partida e determinar a quantidade de participantes; As propriedades compradas só são visíveis no tabuleiro por meio do token do jogador, ou seja, não existe um menu ou forma de vê-las em separado o que demora até se acostumar; Fora isso, algumas ações e menus do jogo são um tanto confusos – o pior, sem dúvida.


De posse dessas informações e conhecendo alguns dos mecanismos (regras) do original dos tabuleiros, Monopoly se torna um jogo difícil e viciante. Ganhar das CPUs no nível 3 (e de acordo com a quantidade de adversários) não será moleza e como algumas partidas podem se arrastar, existe uma bem-vinda bateria para salvar o jogo. Para os que queiram reviver as desventuras do tabuleiro ou se achem bons no jogo original, eu recomendo.




Instruções para começar o jogo (modo 1 player versus cpu)



  1. Primeiro escolha o token.
  2. Pressione 2 (BEGIN). Insira um nome ao seu token.
  3. Aperte B1 – ENTER.
  4. COMPUTER PLAYER? YES. Selecione o token do seu adversário e escolha o nível (aperte B2). Repita essa operação para adicionar mais adversários.
  5. Depois de selecioná-los aperte B1. 
  6. SET TIME LIMIT (opção). Após isso os dados são rolados para definir a vez de cada jogador e boa partida!

4 comentários:

  1. Cara, sempre amei jogar banco imobiliário, no tabuleiro! Essa versão eu nunca consegui jogar... medo... rsrs
    mas lendo seu review fiquei com vontade de experimentar, esse que é um dos poucos jogos do master que não costumo jogar... abração!

    ResponderExcluir
  2. @Leo S.

    Como já adintei na resenha, por vezes o jogador se perde no sem número de menus que o game possui. Vale apenas como experiência, não arrisco dizer que o jogo é divertido ou algo do tipo.

    Um abraço e valeu pela visita

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um joguinho bem feito, na época eu via esse Monopoly direto nas locadoras, mas, como eu tinha (e ainda tenho) o Banco Imobiliário original (real), eu nunca cheguei a alugar.

    Vale pela curiosidade mesmo, mas acredito que saíram versões mais novas pra SNES e Mega, não?

    Belo post, qualquer dia vou baixar pra testar aqui.

    ResponderExcluir
  4. @Cosmão

    Pode baixar, mas já adianto que é um pouco confuso de jogar - nas primeiras vezes mais ainda. E quanto as versão para Mega e Snes eu te respondo que saiu para o Super Nintendo sim. Monopoly e Monopoly 2. Mas ambos nunca joguei...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.