08 setembro 2011

#17 Hang-On

Jogos de Corrida! Aliás, bons jogos de corrida não eram o forte do console. Quem teve a oportunidade de ter um Master nos tempos de ouro sabe que vivia-se muito de mascotes, jogos de plataforma e algumas adaptações do arcade. Em compensação, os que apareciam no geral tinham adversários que fariam qualquer Schumacher ficar de cabelo em pé tranquilamente. Dentre essas pérolas, surgiu o belo jogo da Sega, Hang-On lançado em 1985. Um desafio interessante.

A tela de apresentação exibe o recorde e o nível de dificuldade a ser encarado. Nível 3? Só para os mais experimentados. Valentino Rossi que se cuide! Acelere fundo! No jogo comandamos uma máquina (que beira os 300km/h em retas) ao melhor estilo moto GP, mas com algumas diferenças básicas. Existem marchas e a troca entre as mesmas em alguns momentos vai ser importante – como retomadas e curvas mais fechadas. A troca de marchas é feita por meio do direcional (cima/baixo, indo de Low a Top).

O objetivo do jogo é cruzar os pontos de checagem (par de placas GO!) antes do tempo se esgotar – uma espécie de time attack. Tarefa difícil, adversários que só atrapalham e sinuosos percursos impedem nosso piloto de usar toda velocidade nos mais diversos momentos. Colidir é sinônimo de explosão, além de preciosos segundos perdidos. O marcador regressivo de distância ajuda e serve como referencial. E, pode ter certeza, vai dar um frio na barriga completar uma etapa há poucos segundos do tempo estourar. Não completar o percurso no tempo é game over. O jogo possui uma dificuldade razoável e no nível 3 vai ser necessária atenção redobrada com as demais motos que se movem de maneira criminosa perigosa nas curvas.

A dificuldade é de acordo com a concentração do jogador. Típico jogo que vence pelo cansaço
À medida que se avança, a corrida (e o ambiente) vai progredindo. A largada é em pistas de gramados verdes, depois se passa pelo deserto, anoitecer na cidade e amanhecer nos campos. Completando essas etapas chega-se ao próximo curso – que segue a ordem descrita com mais trechos sinuosos, curtas retas e desafio maior. Cada ambiente é um trecho de 4km dos cursos em questão, o que torna o jogo longo e bem difícil já que não existem passwords ou algo do gênero.

Apesar de bons gráficos e paleta de cores utilizada, algumas falhas em Hang-On são de ordem técnica como o fato da grafia das motos adversárias serem iguais e existirem as mesmas ambientações para todos os percursos – que dá a falsa impressão de correr no mesmo circuito o tempo todo. Ótima jogabilidade e músicas somente na abertura e tela de game over. Efeitos sonoros simples – o ruído da aceleração falha nas ultra-passagens. Vencer os oito cursos não vai ser fácil! Somando prós e contras, temos um bom jogo feito para divertir e que conta um pouco mais sobre a história do console. 

Estar a metros da linha de chegada e... ops! ^^
Super recomendado e altamente viciante! 

9 comentários:

  1. Lembro direitinho de quando comprei meu Master. Vinha com Safari Hunt e Hang On na memória, mas eu não tinha pistola, então era só Hang On lá em casa por alguns dias, até eu comprar Altered Beast e outros jogos.

    O Hang On é assim meio basicão, e lembro que mesmo na época a turma já achava basicão demais, mas mesmo assim era divertido e mágico como tudo o que pintava na telinha na época. Eu joguei pra caramba esse negócio.

    ResponderExcluir
  2. @Orakio

    Velho amigo, eis um joguinho que perdi muitas e muitas tardes tentando chegar ao final (e como o jogo não tem ¬¬). Mesmo assim eu me amarro em Hang On e jogar de novo para comentar aqui no blog foi reviver alguns do melhores anos da minha infância. Esse jogo me dá boas recordações. Incrível como jogos antigos podem nos trazer tantas lembranças bacanas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Opa, bacana demais o seu blog, tem bastante conteúdo aqui para ler, e de um monte de coisa que não conheço, Master System é uma dela, joguei bem pouco, aproveitei e vi que você tem mais outros blogs também, dei uma olhada rápida, mas na frente volto para ler com calma, surpresa maior foi ver que você adicionou o Jogando com os Amigos aos seus parceiros, fiz o mesmo lá no www.jcoas.com.br depois me passa seu twitter, se quiser adiciona a gente @jcoas. Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. @Solo

    Obrigado pela visita e logo logo agradeço aqui no blog pela linkagem no Jogando com os Amigos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não é o melhor jogo de motos da Master System (jogava muito o Road Rash), mas não deixa de ser um jogo importante dos primeiros anos de vida da consola.

    ResponderExcluir
  6. @Green

    Concordo com você. Realmente não é um dos melhores jogos de moto mas não deixa de ter sua importância para a biblioteca de jogos do console. Eu recomendo muito esse jogo a qualquer um que queira curtir um "pega" no master system

    ResponderExcluir
  7. Outro jogo bom é Super Hang On do Mega Drive,que as musicas eram mais marcantes.
    Vou jogar esse em Breve.
    Boa Sorte para o Blog!

    ResponderExcluir
  8. @Thiago

    Pena que o "padrão arcade Sega" influenciou os produtores a converterem o jogo sem final... Tem uma hora que de tanto o jogador ganhar, cansa ¬¬

    ResponderExcluir
  9. @thiago

    pena que na conversão para o Master a Sega não se deu ao trabalho de bolar um final... O jogo é bom, mas poderia ser melhor

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.