10 novembro 2011

#24 Dr. Robotnik's Mean Bean Machine


Todo fã de Puzzle deve jogar Dr.Robotnik's Mean Bean Machine (Sega/Compile, 1993). Dessa vez Dr. Robotinik decidiu invadir Beanville e transformar os seus habitantes em robôs com sua máquina. O jogo segue bem ao estilo consagrado por Tetris, mas com algumas diferenças básicas e modos de jogo bem interessantes.

Uma das diferenças é que as peças/feijões são aos pares (ao estilo Puyo Puyo) com pouca variedade de cores, mas animados com piscar de olhos e ligeiros movimentos. São eliminados ao enfileirar quatro ou mais e não há possibilidade de uso das diagonais. No jogo, independente do modo, algumas pedras-fantasmas (feijões transparentes) estarão presentes e somente são eliminados se adjacentes a outras linhas eliminadas pelo jogador. Existem 4 modos de jogo: Scenario, 1P vs 2P, Exercise e Puzzle Mode. Dos quais o destaque vai para o último (Puzzle) e Scenario. O Versus e Exercise são apenas para entretenimento com um amigo ou treino para os desafios maiores.

Modo Puzzle. Cada etapa é dividida em lições com um objetivo específico. Alguns de dar nó na cabeça como eliminar uma cor específica ou “x” pedras ao mesmo tempo, o que garante um desafio diferente de apenas eliminar pedras a esmo. Assim que concluída, uma password é ganha. Em caso de dúvida ou erro é possível por meio do PAUSE desistir ou recomeçar a lição. 


Modo Scenario – o grande desafio. Robotinik destacou diversos robôs a serem enfrentados, sendo ele próprio o último a ser batido totalizando 13 níveis. Sempre no modo versus (ou battle, como prefiram) o jogador enfrenta um dos lacaios do bigodão. A dificuldade é crescente e a maneira de varrê-los do mapa é eliminar muitos feijões em sequência fazendo com que o robô adversário ganhe de presente uma ou mais fileiras de feijões-fantasmas. O inverso também é válido. Em caso de complicação ou demora, a tela do gamer será recheada dos mesmos feijões-fantasmas – alguns adversários são mestres em fazer isso. Como não existe limite de tempo, paciência e atenção são as chaves para se sair das mais adversas situações.

Davy Sprocket. Decore esse nome. A partir desse rapaz (fase 5) as coisas começam a complicar. Peças caindo mais rápido e uma IA melhor serão o ingrediente desse e dos próximos estágios sempre em nível mais elevado com o avançar.


Um bom Puzzle e desafio. Eu recomendo!

5 comentários:

  1. A versão do Master eu não conheço muito, mas a do Mega eu joguei bastante na época, NUNCA terminei, mas tenho um amigo que conseguiu o feito!!

    O cara jogou praticamente uma tarde inteira até de noite, estudou os movimentos dos inimigos mais difíceis e conseguiu vencer.

    ResponderExcluir
  2. eu já jogava esse jogo quando moleque, mas nunca me dava bem nele. mas era muito bom

    ResponderExcluir
  3. @Cosmão

    Esse seu amigo deve ser bom mesmo... Parabéns para ele! Conheço poucas pessoas que terminaram esse jogo (seja versão mega ou master). Passei uma tarde inteira tentando mas os chefes seguintes são osso duro de roer (o chefe 8 ou, salvo engano é rápido demais!!!)

    @Leandro

    Sei como vc se sente, óh se sei! ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Só faltou referir que o jogo pertence à série Puyo-Puyo, e este específico aproveita as personagens de uma série de desenhos animados que passava nos anos 90. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  5. @Green

    Gozado você falar isso. Pesquisei a respeito mas não achei uma fonte de informação confiável para afirmar isso na matéria. A única coisa que posso dizer é que Dr. Robotniks bebe da fonte de Puyo-Puyo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.