24 dezembro 2011

#30 Indiana Jones and the Last Crusade

Indiana Jones Action
Se a década de 80 teve um herói de peso e qualidade esse herói foi Indiana Jones. Seus filmes eram recheados de humor, ação, aventura e até romance. Aliás, quem nunca quis ser um nerd sabe-tudo que vai à caça de tesouros pelo mundo e ser assediado por belas mulheres? Indiana Jones era tudo isso e muito mais. Agora o jogo... Hum... Não foi, digamos, feliz na sua concepção apesar de bons gráficos e ambientações muito variadas entre uma fase e outra.
 
Indiana Jones and the Last Crusade (U.S. Gold, 1990) foi talvez o sonho de consumo de muitas crianças na época de ouro do console. Capa legal, herói conhecidíssimo - além da curiosidade que as imagens do jogo nos pôsteres da Tec Toy atiçavam em qualquer moleque novo. Longe de tudo isso, infelizmente o jogo deixa a desejar, e muito. Nenhuma música é tocada durante as fases, a jogabilidade é razoável mas requer algum costume e o jogo é bem fiel a história contada no longa-metragem.
 
O que o jogo tem de tão ruim assim? Todo o resto!
 
Indiana Jones and the Last Crusade005-horz
Apesar de uma jogabilidade que não atrapalha, o personagem parece ser feito de PAPEL DE SEDA! Encostou no bandido? Morreu. Caiu de um lugar mais alto? Morreu. Pulou e encostou no teto? Não morreu, mas tá quase. Nadar? nem pagando. Fora isso, uma dificuldade maluca onde requer do jogador o conhecimento prévio de cada fase ou é dar adeus as suas muitas vidas – um ponto positivo para o game. A única maneira de avançar é se adiantar aos ataques dos inimigos e saber os caminhos corretos em cada fase (que, aliás, são de tamanho bom). Demorou demais na fase? Morreu de novo. Aqui se joga literalmente contra o relógio que parece ter uma pressa danada de se encontrar com o zero.
 
Indiana Jones and the Last Crusade001
Morreu...

Basicamente um game de aventura e exploração, mas com uma dificuldade que extrapola o comum, sendo absurda nos locais mais razoáveis. O tempo corre rápido demais e o simples encostar em algum obstáculo ou minúsculos inimigos (malditos ratos) matam num piscar de olhos – ou menos. Pra coroar, o chicote made in paraguai do nosso amigo aventureiro só pode ser usado 5  vezes (?) e após ser encontrado. Essas e outras esquisitices tornam árdua a tarefa de cruzar algum ambiente inexplorado.
 
Não chega a ser o pior dos mundos. Com algum treino (e doses cavalares de paciência) uma-a-uma as fases podem ser descortinadas. Não é um dos games mais queridos pelos jogadores, mas com certeza uma produção interessante e que vale a pena ser revisitada.
 
Indiana Jones and the Last Crusade007-horz

Um feliz natal a todos e bom jogo!

9 comentários:

  1. Eu lembro que na época que alugava esse jogo, não passava da segunda fase, que é a do trem(eu acho). Apanhava demais.

    ResponderExcluir
  2. @Guilherme

    Eu demorei 15 anos para passar da segunda fase, sei como vc se sente! Hehe.

    ResponderExcluir
  3. Cá está mais um jogo que me apareceu mais tarde, tenho original, mas ainda não lhe dei a atenção. Já me constava que era um jogo difícil, mais tarde terei de experimentar.

    ResponderExcluir
  4. @Green

    Difícil é pouco. Eu apanho pra caramba mesmo sabendo muitos segredos. Acredite, sua paciência vai se esgotar... ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo é uma das maiores frustrações no Master System. Difícil, sem sentido e com fases confusas. Só esse lance de chicote com número contado mata o jogo por completo.

    Lembro de ter alugado umas duas ou três vezes e nunca ter passado daquela fase onde é preciso saltar nos blocos corretos com as letras (não assisti aos filmes).

    ResponderExcluir
  6. @Cosmão

    Você não viu os filmes??

    Rapaz, eu nem sei o que dizer sobre esse jogo. Ele é uma pedra no sapato de tão chato. Eu sempre ficava me perguntando pra que lançar um jogo que você morre pelo simples fato de encostar no teto da caverna (aff).

    Apenas ratificando: você não viu os filmes??

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei desse jogo, mas pela dificuldade excessiva "larguei a mão", Kkkk

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha este jogo e, depois de um tempo, o terminava de olhos fechados. Fase dificil? Joguem a que voce tem que saltar entre as janelas: DEMON MODE = ON
    MAs como foi dito o jogo é bem fiel ao filme e isso já basta para um super fã como eu que só tinha um Master System para se divertir.

    ResponderExcluir
  9. @Marcos

    Eu também desisti várias e várias vezes. Foi por causa do blog que decidi topar essa pedreira esse ano.

    @Alnun

    Olhos fechados? Essa eu queria ver... Mas o jogo, para quem é fã da trilogia de filmes do herói, é bem nostálgico.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.