Após conhecer tudo sobre Mônica no Castelo do Dragão é hora do desafio com o Garoto Maravilha, Tom-Tom, e sua aventura na Terra dos Monstros.

#33 Wonder Boy in Monster Land
Wonder Boy in Monster Land (Westone, 1987) aportou em outros sistemas como PC Engine, Amiga, Amstrad CPC e nas máquinas Arcade antes de chegar no Master e, ao que tudo indica, a melhor versão de sua aventura em consoles domésticos foi no 8-bits da Sega. Existe uma certa confusão de nomes e outras versões do mesmo jogo podem ser encontrados com os títulos de Super Wonder Boy, Super Wonder Boy in Monster Land, e até, com o curioso nome Saiyuuki World na versão feita com adaptações pela Jaleco para o NES (e para quem estiver interessado em saber sobre esse último, aqui vai o link da resenha feita pelo Shugames).

Onze anos se passaram desde a última aventura de Tom-Tom (nome real: Bocke Lee Temjin) e Wonder Land desfruta de paz e harmonia. Até que um belo dia, o dragão cospe-fogo, MEKA, chega com seu exército de monstros trazendo o caos. Wonder Land é agora Monster Land. Cabe a Tom-Tom o desafio de expulsá-lo e restabelecer a ordem.
Analisando a série, e em comparação com o primeiro Wonder Boy, o salto de qualidade foi gigantesco. Afinal, Tom-Tom de pacato selvagem atirador de machados (¿que andava de skate?) transforma-se em guerreiro medieval, num jogo com diversos toques de RPG e um desenrolar mais elaborado. Além disso, o estilo plataforma deu lugar a uma exploração mais rebuscada, com certo planejamento para derrotar determinados chefes ou mesmo conseguir a grana para comprar aquela armadura.
Bom, e assim encerramos a análise dos jogos Wonder Boy in Monster Land e sua adaptação Mônica no Castelo do Dragão. Ainda que uma ou outra versão não agrade um público específico, pode-se dizer que cada uma cumpre bem seu papel e é um desafio de primeira – 12 fases com dificuldade acentuada do começo ao fim. Ainda em tempo, o blog MarvoxBrasil publicou em fotos um detonado detalhadíssimo do game brasileiro que também pode servir de referência para o original - e recomendo demais essa leitura.
Um abraço a todos e bons jogos.
Cara, apesar de o primeiro Wonder Boy (da machadinha e do skate, rs) não ter nada demais perto dos seguintes jogos, eu adoro aquele joguinho, mas acho que é pq eu ganhei ele junto com meu Master System, então jogava muito ele. Mas sem duvida as continuações foram melhorando muito e adoro a serie.
ResponderExcluirE muito bom esse detonado do Marvox hein!!
Abração!
@Leo S.
ResponderExcluirEsse detonado do Marvox é cheio de macetes. Fica bem mais fácil chegar no final com ele. Aconselho demais pra quem queira zerar.