A penúltima parte do Especial sobre o jogo fala à respeito dos Chefes e outros elementos que devem ser conhecidos para os que queiram superar as 12 fases de Castelo do Dragão.
Mônica no Castelo do Dragão – parte 3
Energia & Pontuação
Pontuação em RPGs não é comum. Mas como esse jogo é híbrido, pode-se dizer que essa é sua herança do primeiro Wonder Boy lançado em diversas plataformas. No HUD são exibidos (incríveis) sete dígitos para marcar o score conquistado (ou seja, milhões de pontos) – coisa pra Shooter nenhum botar defeito.
A pontuação deve-se pelas seguintes razões: a primeira e mais provável para servir como referência para o jogador bater seus próprios recordes; a segunda é a bonificação a ser alcançada. Com 30mil pontos o primeiro coração (além dos 5 iniciais) é ganho. Os outros a cada 100mil, até o máximo de 10.
Enfrentando cada monstro comum do jogo, uma moeda ou mesmo saco de dinheiro é coletado. Caso o jogador se demore além do necessário o monstro outrora derrotado reaparece. Na segunda eliminação do mesmo um item será coletado. No geral esses itens (terciários) são apenas para pontuação. Atenção na harpa e na coroa dourada que valem 5mil e 10mil pontos respectivamente – e alguns Chefões 40mil.
Para recuperar a energia, corações podem ser pegos com inimigos (os morcegos principalmente) e escondidos em determinados lugares assim como as moedas e sacos de dinheiro. Outra solução menos indicada são as lojas que vendem suco (preenche meio coração) e vitamina (um coração inteiro) ou ainda os ambulatórios. Infelizmente, como tudo no jogo é dinheiro, essa deve ser a última das opções do jogador.
Interação
O jogo possui em doses curtas e essenciais alguma interação com os NPCs do jogo – sempre por meio das portas. Muitas das vezes são apenas palavras vagas de vendedores chatos e careiros, já em outros lugares, itens importantes e indispensáveis para o fim do jogo serão encontrados - o que em muitos momentos o transforma num desafio para gente grande. Um bom exemplo é a carta para Lili Jacaré pega na fase 2 , que após ser entregue ao mesmo (fase 4), lhe presenteia com a flauta (item a ser usado na fase 7).
Chefes
Os Chefões (ou Guardiões) no jogo são bem variados. Magos, Cavaleiros, Monstros, e até a mitológica Medusa faz uma ponta. Basicamente, após serem derrotados, podem entregar uma chave para abertura da passagem para a próxima fase (acompanhadas de grandes quantidades em dinheiro) ou presentear o jogador com uma espada (coelho) mais forte. O destaque vai para Duque Armadura – o Chefe da fase 6 – ele faz uma série de perguntas como forma de chance para o jogador não enfrentá-lo. Errando a resposta, o desafio é inevitável.
Outro Chefe, e bem difícil, é o Dragão Cospe Fogo que fez (vai fazer) muita gente quebrar o controle de raiva.
Fim da terceira parte
Cara, esse especial dividido em partes está demais. Eu nunca dei bola pro lance dos itens terciários como a harpa e a coroa dourada, super importantes para acumular pontos e ganhar coração de energia... que legal!
ResponderExcluirOs itens escondidos sei da importância, pq já cheguei diversas vezes na última fase sem saber pra onde ir pq não tinha o sino. Custou descobrir que precisava dele.
To me amarrando nesse especial, parabéns!
@Leo S.
ResponderExcluirValeu Leo. Esse é um dos meus jogos favoritos. Curto demais esse jogo até hoje. Um dia ainda comento sobre meus jogos proferidos aqui no Blog.
Um abraço!
Como faço pra passar o labirinto do castelo? Nunca consigo :-(
ResponderExcluirOlá Carol, boa noite! Obrigado por visitar o Na Praia4.
ExcluirPra chegar no Dragão Cospe Fogo (e passar do labirinto) eu usei o detonado do meu camarada Marvox. Basta ler a última parte do especial (o review sobre Wonder Boy in Monster Land).
Um abraço e até mais!
;-)
PS: Vou te quebrar o galho e te postar o link
http://marvoxbrasil.wordpress.com/2011/02/26/ed-n%C2%BA-53-monica-no-castelo-do-dragao-detonado-especial/