10 março 2012

#37 Dick Tracy

A tira de quadrinhos do detetive policial Dick Tracy foi levada aos cinemas na década 90 e aproveitando o embalo a TouchStone lançou o jogo de mesmo nome para o Master System. Misturando elementos de jogos de gêneros como Shooter e Briga de Rua, Dick Tracy (TouchStone, 1990) oferece algumas novidades para entreter o jogador em 6 rounds – mas basicamente um jogo de Ação.


Ambientado na violenta Chicago dos anos 30, ruas e avenidas escuras devem ser cruzadas em meio ao tráfego de Cadillacs atrás de perigosos gangsteres. No jogo pode-se tanto usar a arma (pistola) ou socar os inimigos. Essa mudança ocorre de acordo com a distância em que o bandido se encontra. Apenas perto será possível socá-los. Existe ainda o uso da poderosa metralhadora de Dick – que transforma por alguns segundos o jogo do detetive num pseudo-Shooter. O uso da Machine Gun é feito utilizando o mesmo botão de tiro/soco pressionado por alguns segundos. É preciso mirar bem nos inimigos e alguns espelhos e portas de vidro ficam cravejados de bala caso sejam acertados. Alternar entre as diferentes formas de atacar requer algum costume, pois pode confundir. Aliás, talvez esse seja um dos diferenciais do jogo, a alternância entre os inimigos que estão no plano mais acima e devem ser acertados com a metralhadora e os que devem ser batidos com soco ou tiro. Infelizmente, mesmo com muita prática, as respostas aos comandos podem ser confusas e atrapalhar o desempenho do jogador.

Antes de cada fase uma rápida cut scene faz referência ao desafio a ser enfrentado e mostra o detetive com seu famoso relógio comunicador. Uma de suas marcas registradas assim como sua vestimenta amarela. Algumas fases não terão o uso da metralhadora. A presença da letra G ao lado energia indica que a metralhadora está habilitada na fase. Algumas fases possuem marca tela. E morrendo o jogador recomeça até mesmo do chefe que estava enfrentando. Alguns continues, poucas vidas e 3 níveis de dificuldade completam o pacote de um desafio que pode se tornar difícil em determinados momentos.

A ambientação das fases repete bastante com raríssimas exceções, mas graficamente bem feitas – faltou aos produtores maior empenho nesse ponto. Música fraquinha e efeitos sonoros razoáveis. O jogo é relativamente curto. São 3 áreas por fase e mais uma bônus. O bônus stage é um tiro ao alvo onde irão aparecer mocinhos e bandidos sendo necessário algum reflexo para conseguir um bom score. 

Não chega a ser um jogo difícil, mas o personagem perde energia com muita facilidade e o alternar entre as armas demora a acostumar – duas das coisas que podem complicar no decorrer da ação. Os chefes (um em cada fase) ficam sempre no plano mais acima e somente serão acertados com a Machine Gun. Geralmente possuem capangas que atiram na primeira perspectiva e tornam a tarefa mais árdua.


Dick Tracy é um jogo fraco. Não possui gráfico ou som marcantes, mas tenta unir (ainda que de maneira razoável) mecânicas de gêneros diferentes se tornando assim até que bem original.

6 comentários:

  1. já joguei esse nas locadoras da vida época. eu achava legalzinho, mas nunca passava da segunda fase, talvez devido ao controle com defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O controle é ruim mesmo. Esse game eu não considero como opção para quem curte Master System.

      Excluir
  2. Não é um dos meus favoritos, mas gostava de jogar. Bom review. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem meu, mas como gosto de fuçar, falar sobre Dick Tracy era obrigatório.

      Excluir
  3. Tentei jogar o Dick Tracy de Master e não curti muito. Na verdade a versão de Mega mesmo sendo melhor não me atraiu muito. Apesar que eu conheci ambos depois de velho, quando era mais novo eu vivia vendo imagens de ambas as versões e não sei pq sempre achava que era um jogão. Talvez as minhas expectativas é que me fizeram ficar um pouco frustrado.
    De qualquer forma, belo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que qualquer jogo, criar muitas expectativas nem sempre é bom. Na época dos 8/16 bits como o acesso aos jogos e informações a respeito dos mesmos era deveras difícil, sei que qualquer imagem ou nota de rodapé de página de revista era mais do suficiente para se criar expectativa. Hoje em dia, já não sou assim e sempre procuro me informar mais sobre um game antes de jogar.

      Um abraço e obrigado!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.