18 maio 2011

#6 Donald Duck - The Lucky Dime Caper

O Pato mais rico (e muquirana) do mundo está encrencado. Tio Patinhas teve sua Moedinha, a número 1, roubada pela Maga Patológica que de quebra ainda raptou Huguinho, Zezinho e Luizinho. Donald resolve resgatá-los e, na promessa de uma recompensa que vinda do Tio Patinhas não deve ser uma grande fortuna, vai também atrás da Moedinha. Essa é o enredo de Donald Duck – The Lucky Dime Caper (Sega/Disney, 1991).

Dessa vez nada de Bundadas (esqueça Mickey Mouse), apesar do pulo de Donald quebrar um galho enorme nesse game. Com ele duas armas são possíveis de serem utilizadas: a marreta (minha preferida) ou o disco (que ataca inimigos a distância). Nesse jogo não existe barra de energia, caso Donald encoste em alguma coisa (espinho, inimigo, fogo) perde-se a arma ficando apenas com o pulo como recurso. Encostando de novo uma vida vai embora.




Bom jogo de plataforma que não é difícil, mas será preciso se acostumar com algumas fases que são bem variadas e possuem inimigos, monstros e lugares mais elaborados. Jogando a primeira vez o jogador pode se surpreender com algum pulo ou lugar mais complicado e que somente após algumas vidas perdidas se avançará. Graficamente The Lucky é muito bonito a começar pela capa do game (artbox) que eu sempre gostei muito, mantendo a tradição da Disney de boas capas para o Master System. Venhamos e convenhamos a Sega com o console não era lá muito caprichosa nesse quesito. Os cenários entre as fases são bem variados cada um com sua particularidade e inimigos próprios.

Não existe uma ordem pré-definida entre as fases (um recurso como o utilizado em Mickey Mouse – Castle of Illusion). Jogam-se as três primeiras na ordem que o jogador escolher e depois as três últimas + a fase do castelo (7 fases no total). A fase final é a única que impõem respeito no jogo inteiro e possui as partes mais complicadas, em compensação o conflito com a Maga Patológica...

O jogo baseado num personagem de desenho/quadrinhos infantis só poderia ser cheio de tiradas cômicas como quando se morre na fase do Hawaii (Donald cai literalmente tostado na lava) entre outras coisas. As fases, e os chefes das mesmas, não são difíceis nem muito longas. A movimentação do personagem é bem fluída sem exageros ou pulos extravagantes. O Pato e suas ações respondem perfeitamente aos comandos. As músicas são legais e animadas e os efeitos sonoros são simples, mas muito bons no geral. Para quem jogou algum dos jogos da série “Illusion” estrelados por Mickey no Master System pode também curtir sem medo esse bom jogo do Pato Donald. Um dos melhores jogos de plataforma para o console.

7 comentários:

  1. Sem dúvida um dos maiores clássicos da Master System. Já me passou pelas mãos a cópia de um amigo meu, que estou a tentar que chegue às minhas mãos novamente, desta vez de forma definitiva.

    ResponderExcluir
  2. Esse seria o próximo game que eu estava pra por no meu Blog, vc adivinhou, kkk. Mas valeu é muito bom mesmo, assim como os outros da Disney também! Mas eu só ficava "PLUTO"( trocadilho com o cão do Mickey) quando a marreta falhava, porque o inimigo tem que estar bem próximo de vc para acertá-lo, e as vezes eu errava, isso quando não era a aranha e ela voltava em seguida, mas nada que um controle novo pra corrigir o problema, gostei do Post parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. @greenhills

    realmente um grande título

    @logan

    Falar esse ano? Sei como é! Muito jogo eu só pretendo escrever ano que vem pq esse ano a comunidade "relembrou" do master e tem muita coisa boa aparecendo.

    Um abraço e continue com o blog

    ResponderExcluir
  4. Duas histórias com esse jogo:
    1 - ninguém dos meus amigos conseguia passar da temida fase da água. Saltar precisamente nas plataformas daquele rio era um inferno na época, hoje em dia é algo tão banal que consigo fazer com uma mão apenas uahuahau;

    2 - foi com esse jogo que um amigo meu quebrou meu segundo joystick! Mais precisamente na fase das estátuas, o direcional parou de funcionar do nada.... Resultado: ele me deu um dos seus controles e tudo acabou bem (é meu amigo até hoje).

    Lucky Dime Caper eu vivo rejogando, adoro a música da fase da ilha e da fase da neve, além do jogo ter um desafio bem bacana até pros dias de hoje.

    ResponderExcluir
  5. @Cosmão

    Poxa essa história do controle me lembrou uma vez que um primo meu quebrou o meu do atari jogando Enduro e... infelizmente, ele não fez que nem o seu amigo ¬¬. Me amarro muito nos jogos da Disney para o Master. Fica até difícil dizer que gosto mais de um ou de outro, mas se eu fosse ter um console de novo, com certeza iria comprar os jogos do Mickey e do Donald!

    ResponderExcluir
  6. Esse é meu jogo favorito do Master System.
    Adoro fazer o Donald sair correndo pelas fases dando marteladas em tudo que se move, juntar uns powerups pra ficar invencível e grindar umas vidas extras ao som de uma grande trilha sonora.

    E quem fala desse jogo, gostando ou não, tem meu respeito. *highfive*

    ResponderExcluir
  7. @Hyper Obrigado pela visita e *highfive* pra você também! As músicas desse jogos são mesmo muito boas. Apenas pelo fato de comentar o jogo é facil recordar de algumas músicas. Um abraço!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.