10 junho 2011

#8 Bonanza Bros.


Sem dúvida esse é um dos melhores games que o console já conheceu - apesar de ser uma versão capada do original dos arcades. Bonanza Bros (Sega, 1990/1991) é a prova cabal que a SEGA era muito original e criativa. Pena que esse espírito parece ter se perdido em algum lugar no passado. Inteligência, ação, humor e uma pitada de estratégia foram os ingredientes desse jogo recheado de tudo isso e muito mais. São tantas coisas bacanas e bem pensadas que falar de uma em separado é difícil – esse é um dos meus jogos favoritos. Começarei pela história.

Você e seu parceiro são convocados pelo Chefe de Polícia de Badville para se infiltrar nas organizações criminosas da cidade e coletar indícios. O detalhe é que Robo e Mobo são famosos ladrões, os irmãos Bonanza. Trabalhar excepcionalmente para a polícia também não os impedirá de cair na prisão.


O interessante no jogo é que tudo foi pensando no fator diversão. Os guardas que vigiam as fases (seus inimigos) podem estar cochilando (com direito a ZzzZz flutuando no ar) ou mesmo fazendo uma ronda. Às vezes também ficam confusos e uma interrogação aparece na cabeça. Caso você seja avistado, eles apitam/atiram e alertam os demais – e vira um Deus-nos-acuda para escapar. O lance no jogo é botá-los pra dormir e correr atrás dos itens. Outro ponto que não poderia deixar de comentar são as vidas. Ainda não descobri como são pegas e levando um tiro ou uma bordoada perde-se uma. Porém, recomeça-se de onde parou com invencibilidade temporária (o famoso: Aproveita Que Tá Piscando!) e, até mesmo no caso de perder todas, é possível gastar um continue ali no mesmo local. Sem essa mecânica seria muito chato ter que recomeçar cada fase e vasculhar os andares novamente. Ah! Na tela de abertura por meio do options é possível aumentar o número de vidas e continues!!!

Com isso tudo, temos um game em que se avança muito, mas que em nenhum momento pode ter apelido de fácil. Divertido, sim! Antes de cada fase um mapa é apresentado mostrando os itens e o andar onde são encontrados. Na dúvida pause o jogo para consultá-lo – fica visível na barra de status no canto superior da tela. Cassinos, Mansões, Lojas de Departamento, Laboratórios, cada fase é um show a parte. Cada uma conta com uma ambientação e alguns inimigos próprios. Os itens a serem coletados também condizem com a fase a ser jogada. Dentro delas as escadas darão acesso aos andares acima e abaixo e ainda existem passarelas e até uma tirolesa para ir de um prédio a outro.

O jogador possui apenas uma arma com balas infinitas. Não é possível matar os guardas, apenas tonteá-los. Pode-se fazer isso também com pesos de 128/256t e acertando-os ao abrir portas. Como o jogo possui duas perspectivas (ou linhas) é possível se esconder ao lado de portas, paredes, estantes... Em alguns lugares mais específicos é possível se camuflar (só vendo pra entender). Essa segunda perspectiva vai ser muito utilizada para se esquivar de balas e guardas mais chatos que lhe perseguem tela-após-tela. Certos guardas são incansáveis!

Alguns detalhes técnicos podem incomodar como a arte utilizada no game. Os personagens parecem bonecos (manequins?) e graficamente não são muito vistosos. O jogo possui slowdowns que podem, e irão, atrapalhar aqui e ali, mas nem chega a ser grave no fim das contas. Agora a música, foi na medida certa! Eu adoro uma música em particular (acesse options e ouça M8B)! Pra mim a SEGA caprichou demais nesse ponto. Elas são animadas e com um quê de descontração. Eu daria nota 10 nesse quesito pro game. Os sons no jogo são medianos. Existe apenas uma voz digitalizada ouvida ao se coletar um item, algo como Yeah,Yeah, Yeah!, que é abafada e que com o volume mais alto não vai agradar muito.
Enredo diferente, boa jogabilidade, músicas bacanas e desafio. Diversão e humor digno de bons desenhos animados, Bonanza Bros é clássico de primeira grandeza do console. Um clássico OBRIGATÓRIO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.