24 setembro 2011

#19 Putt&Putter (Minigolf)

Paredes que rebatem, barras de rebater ao estilo arkanoid, amortecedores de pinball, plataformas móveis, zonas de warp, poças d’água, e vários níveis e rampas serão os adversários a serem vencidos para se chegar ao tão sonhado buraco. Esse é Putt & Putter (Sega, 1992) ou Minigolf, como ficou conhecido no Brasil. Misto de minigolfe com pinball. Simples, divertido e viciante. Jogo de golfe (o segundo do blog), mas com uma temática bem diferente. Sem gráficos elaborados, ou menus cheios de opções, Minigolf é exatamente o que se propõem a ser: um minigame.

Existem três modos de jogo: Pratice com 6 buracos, os mais fáceis do jogo; 1 player para o torneio com os 18 buracos divididos em três fases; e 2 player para competir com um amigo. A dificuldade do jogo é crescente! Alguma sorte e estratégia serão necessárias para acertar os buracos com poucas tacadas, além de lógico, passar pelos obstáculos. Não existem vidas ou continues. Caso o jogador erre repetidas vezes e extrapole a quantidade exigida (o chamado PAR) uma bolinha é perdida. Cinco tacadas além do PAR é um auto give up do mapa e iminente certeza de game over. O inverso também é verdadeiro. Caso cada disputa nos buracos seja completada com tacadas a menos (sequências de Birdie, Holy in One) uma bolinha é ganha – mas para isso, em alguns mapas, só com muito treino e atenção.


Não existe história ou personagens. A única coisa que se controla é uma bolinha de golfe através de uma mira e controle de força das tacadas. Aliás, o jogo é difícil – que ninguém se engane. Mesmo com muito treino, um mesmo mapa (ou buraco) pode se tornar um desafio intransponível no caso de sucessivos erros. À medida que se avança mapas maiores, maior quantidade de objetos, armadilhas e pegadinhas para confundir serão mais comuns (por exemplo, mapa com duas zonas de warp in, mas apenas uma levando ao fim).

Gráficos e músicas simples. Uma boa mostra de como um jogo pode divertir sem ter que apelar para moderníssimos efeitos especiais ou histórias mirabolantes. Uma aula de como fazer um jogo simples e bom. Ponto para a Sega. Recomendo a todos!



PS: Mandando um abraço para a equipe do GagáGames pela Cruzada Master System - e a dica do jogo!

4 comentários:

  1. Valeu pelo abraço! ^_^

    Esse jogo é ótimo, eu achei divertidíssimo também!

    ResponderExcluir
  2. @Orakio

    Mestre, eu que agradeço! A Cruzada Master System foi uma grande descoberta de jogos que nunca tive a opotunidade de jogar na minha infância. E um dos pontapés iniciais para eu começar o meu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cacetada, onde eu estava que perdi esse post???

    Adoro Minigolf e me lembro bem da dificuldade que tive quando comprei meu primeiro PC e resolvi ir atrás de emuladores e roms.

    Esse jogo tem o nome original de PUTT & PUTTER, mas eu jurava que tinha visto alguma caixinha dele escrito em letras garrafais: MINIGOLF!

    Enfim, demorei um bom tempo para encontrá-lo, já que eu só havia jogado ele no próprio console, na época. Joguinho deveras viciante, com muitas fases criativas.

    Há uma "continuação" pra ele, direta pro Mega Drive chamada ZANY GOLF, muito mais difícil e comprida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi uma das "surpresas" que tive quando comecei o blog. O jogo é ótimo, simples e diverte pacas. Não tive a sorte da alugá-lo nos meus tempos de Master, mas se tivesse, na época, eu o teria comprado.

      Continuação? Não sabia... Vou procurar imediatamente, valeu pela dica!

      Um abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.