30 outubro 2011

#23 Quartet (Double Target)



A Colônia Espacial Número Nove está sob um terrível ataque alienígena e somente a dupla Mary e Edger tem o poder para detê-los. Esse é o enredo de Quartet (Sega, 1987) talvez o único jogo, senão raro multiplayer plataforma do console – interessante não? Importado dos arcades onde até quatro jogadores ao mesmo tempo poderiam jogar (daí o nome quarteto em inglês) esse é uma relíquia. O único jogo com a letra “Q” (hehe) a estrear no console possui algumas inovações no gênero plataforma tornando-o num game saboroso e diferente.

A versão portada para o Master, além das limitações gráficas normais, deixou apenas dois personagens disponíveis. Mary (no modo um player) e Edger (que era Edgar – somente no modo para dois jogadores). Essa é uma das razões para o jogo no Japão se chamar Double Target (a foto no Preview propositalmente foi da abertura do jogo na versão nipônica).

A dificílima fase 5


Em Quartet no modo um player começa-se sempre com a garota. Ambos não possuem diferenças ou habilidades próprias, mas o modo multiplayer é bem-vindo em alguns lugares. O personagem possui uma simples pistola e seu pulo – além de andar agachado para passar por baixo de blocos e plataformas. Eliminando os monstros ganham-se pontos em bônus que serão computados no final de cada fase.

Um detalhe interessante é a vida, ou a forma da sua marcação. São três vidas iniciais, e existe uma espécie de contador que decresce com o avançar do tempo (começa em 9990 na primeira fase). Toda vez que o jogador for atingido esse contador é decrementado. Zerado, ou próximo disso, ao menor esbarrão perde-se uma vida – sem dúvida uma mecânica diferente. Seria um pseudo-relógio de tempo, entretanto existem itens para aumentar essa numeração (o mesmo acontece com o avançar de algumas fases) dando uma sobrevida maior a personagem.

Pra complementar a jogabilidade nas fases, um foguete pode ser pego. Uma ajuda e tanto para sobrevoar lugares mais altos e derrotar alguns inimigos – dá pra dizer que o jogo se transforma num Shooter nesses instantes. Esbarrando em algo ou sendo acertado perde-se o foguete, mas ainda com possibilidade de recuperação. O mesmo vale para a chave quando cai – que  serve para abrir a porta de saída e acesso a outra fase. As citadas portas (com um grande EXIT escrito acima) em alguns momentos serão mais fáceis de localizar que as próprias chaves que são sempre guardadas por monstros - e que poderiam ser chamados de chefes. Alguma exploração (de grau razoável) será necessária para os níveis finais que possuem muitas plataformas e aliens aos montes.



As fases são bem curtas, bastando algumas idas e vindas após localizar a chave (o monstro) para se dirigir a porta. O lance chato do jogo é o tal maldito contador regressivo. Cada inimigo tira uma numeração farta e ficar “zerado” no meio de algum round não é certeza de boas lembranças. Jogo simples, mas recheado de aliens e inimigos pestinhas que reaparecem o tempo todo. Bons gráficos, músicas simples e efeitos sonoros sem nenhum brilhantismo, mas nem por isso uma obra mal-acabada. Boa dose de dificuldade, principalmente na última fase. Eu recomendo.

6 comentários:

  1. Isto sim, é old-school!
    Nunca joguei esse jogo com um amigo, na altura dele, infelizmente. É um jogo divertido da Sega, quando a Master System ainda era o seu foco "caseiro".

    ResponderExcluir
  2. @Green

    Gostei muito de Quartet. Não cheguei a jogar a versão arcade (nem mesmo em emuladores) mas gostei muito da proposta do jogo que alia simplicidade e diversão.

    Sem dúvidas, um jogo diferente para o Master System

    ResponderExcluir
  3. @Leandro

    Eu aconselho muito e jogar no modo multiplayer. Com dois jogadores fica mais fácil terminar as fases. O jogo é meio travado e esbarrar nos inimigos é bem comum. Já com um amigo pra ajudar, a coisa muda de figura.

    ResponderExcluir
  4. esse jogo eu posso dizer é meio dificil mais eu consegui zerar sozinho...a dica que eu dou é essa tenha um amigo para jogar, pq sozinho vc não vai muito longe eu garanto ( no nivel 1 quando vc chegar no chefe tem uma pequena entranda abaixo do chão onde esta o chefe vá nessa entrada ajoelhado e continue caminhando ajoelhado ate vc consiguir atirar na parede fica atirando por um tempo pois vai aparecer uma ''garrafa'' pegue a ''garrafa'' e vc ganha 10000 pontos de vida '-'... tem uma ''garrafa em todas as fases mas agora so lembro dessa, seja esperto para saber o ponto fraco dos chefes pois poderar ser o seu fim gamer over XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan!

      Cara achei demais essa sua dica. Não conhecia esse item. Vou procurar no youtube ou mesmo um detonado depois para conhecer esses locais. Valeu mesmo pela dica!

      Um abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.