31 dezembro 2011

#31 Alex Kidd in Shinobi World

Alex Kidd in Shinobi World000
Quase tão bom quanto o melhor. Divertido, diferente e muito especial. De todos os jogos lançados para o console 8-bits da Sega, um que causou muita alegria para os fãs foi Alex Kidd in Shinobi World (Sega, 1990). O último jogo do cabeçudo então mascote da Sega fechou com chave-de-ouro sua participação como protagonista num jogo eletrônico – além de deixar muitas saudades.

Shinobi World utilizou diversos elementos como fases e personagens de outro jogo da própria Sega: Shinobi. Mas, incrivelmente, os desenvolvedores foram felizes ao introduzir Alex num mundo ninja com aspecto todo seu. Fases em bom tamanho, movimentação perfeita, ambientação variada entre fases, boa quantidade de adversários, música bacana e tudo, absolutamente tudo, perfeitamente moldado dando caras e tons que só um jogo de Alex Kidd teria. Uma obra-prima sem dúvida. Apesar disso temos um jogo curto, apenas 4 fases com desafio mediano. Longe de comparações, mesmo sendo impossível não fazermos, esse jogo foi voltado para a ação. Existe, ainda que em doses menores, certo nível de exploração, mas nem de longe na quantidade e profundidade de Alex Kidd in Miracle World.

Alex Kidd in Shinobi World004 Enfrentar ninjas , conseguir poderes, ser rápido em pulos e desviar de shurikens. Esse é o mundo de Alex Kidd agora.









O jogo & impressões

Começa-se o jogo com a katana (sabre/espada) e o pulo normal de Alex. No decorrer, corações podem ser pegos dentro de baús para aumentar a energia do personagem, além de vidas. Dentre as novidades trazidas pelo jogo, os destaques vão para os poderes e a nova movimentação acrescidas ao personagem. Sem saber utilizá-los será impossível passar determinados lugares. São eles:
  • Andar agachado: Útil para se aproximar de adversários ou adentrar passagens mais baixas Alex Kidd in Shinobi World002
  • Bola de fogo: Ao se pendurar em postes, cordas ou barras, por meio do botão de ataque Alex se transforma numa bola de fogo que varre a tela destruindo blocos e adversários
  • Pular nas paredes: Pressionando o botão pulo junto as paredes, Alex toma impulso para saltos maiores e assim acessar outros locais
  • “P”: Aumenta o poder da espada e rebate shurikens inimigos
  • Kunai (faca/lança pequena): A segunda arma do jogo. Ataca a distância e também rebate shurikens
  • Tornado: Pego nos baús. Alex se transforma num tornado e por instantes consegue voar e ficar invulnerável  

Alex Kidd in Shinobi World016

Boa jogabilidade, pulos precisos e movimentação sólida. O personagem não patina ou comete gafes durante as fases. Existem uma ou outra plataforma mais inacessível que apenas aumentam a dificuldade em algumas polegadas – não se pode culpar a movimentação por imperícia no pulos.

Alex Kidd in Shinobi World021-vertAs fases passam por diversos ambientes, indo de ruas povoadas de ninjas até cavernas com lava e fogo caindo do teto. Alex também nada em raros momentos e existem itens/vidas escondidos em cantos do mapa. Para coletar alguns somente com alguma sorte ou conhecimento prévio dos locais.

Dividas em três áreas, e diferindo muito uma da outra, a última área das fases é reservada para o embate com o Chefão. Variando do muito fácil, ao médio de acordo com a arma utilizada (kunai, espada ou espada + “P”) a tarefa de derrotá-los pode ser bem rápida. A única exceção é Ranzo. O último chefe possui variação de poderes/movimentação – o adversário mais difícil com toda certeza.

Enfim, um jogo que merece todos os adjetivos, pecando apenas por ser curto (só 4 fases Sega?) e relativamente fácil. Super Recomendado e uma grande aventura de Alex Kidd.



Um feliz 2012 para todos nós e ano que vem tem mais!!!

Alex Kidd in Shinobi World027

8 comentários:

  1. Um dos jogos do Master que mais joguei na vida e jogo até hoje.

    Se existe um jogo pro console que pode superar Miracle World é o Shinobi World.

    ResponderExcluir
  2. @Cosmão

    Eu durante um bom tempo gostei mais desse jogo do que o saudoso Miracle. Hoje entendo que Shinobi World poderia ter tido uma ou duas fases a mais para ser tornar um jogo mais marcante. Ainda assim é um dos meus jogos preferidos do console junto com Miracle World.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom MarCel. Adorava esse jogo!!!

    ResponderExcluir
  4. @Leo S.

    Eu ainda adoro e jogo muito! Bom é pouco, esse jogo é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o tipo de jogo que tinha tudo para dar errado, mas deu certo. É divertido pra caramba.

    ResponderExcluir
  6. @roberto

    É engraçado mesmo, o jogo é uma cópia descarada de Shinobi e ainda assim e muito bacana!

    ResponderExcluir
  7. Hilário esse jogo do orelhudinho Alex Kidd, o meu segundo preferido ficando atrás apenas do Miracle World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto desse mais que Miracle Word apenas por um detalhe: velocidade. A agilidade de Alexx nesse jogo sempre me cativou além da música da primeira fase que eu acho D+! Casando muito bem com a proposta de um jogo leve e rápido.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.