Desert SpeedTrap starring Roadrunner (Probe, 1993), o bonito jogo que trouxe direto dos cartoons uma das duplas mais engraçadas de todos os tempos: Willy E. Coiote na sua caça implacável ao Papa-Léguas (Roadrunner).
Os Contras
Pena que a produção trás na bagagem alguns pecados (a difícil jogabilidade, principalmente) que o tornam por vezes bem chato e difícil. E não estamos falando de um personagem que não responde bem aos comandos. O problema aqui é outro: a super sensibilidade às respostas. Pular em direção a uma plataforma é tarefa dificílima mesmo nos lugares mais tranquilos, e manter pressionado o botão significa ver a ave se comportar igual uma mola desgovernada.
A velocidade de Papa-Léguas, fator predominante nos desenhos, está presente no game. É um barato cruzar, subir e descer encostas, rodovias e vales com o personagem, mas dificulta e muito parar ou mesmo desviar dos perigos (a saber: plantas-carnívoras, caranguejos, abutres, mini-robôs, bolas de feno, escorpiões e gotas d’água).
Jogando
As fases são em tamanho caprichado possuindo diversos níveis a serem explorados e achar a saída (a meta-final dos estágios) de algumas só com ajuda das setas de sinalização. Começa-se em cada uma com o tempo de um minuto em contagem regressiva. Tempo esse que não será suficiente para terminar nenhuma das oito existentes. Estrelas deverão ser coletadas para incrementar o tempo – nas fases mais avançadas, próximo à saída, o número de estrelas disponível decai visivelmente. Como outras opções o jogador poderá: derrotar os inimigos (através do pulo) e coletar o relógio (ganho de 30 segundos); e/ou, acessar as máquinas de teletransporte encontradas que levam a cavernas com fartas constelações – e alguns adversários também.
Existem ainda outros itens coletáveis com os inimigos. A saber: invulnerabilidade temporária, um multiplicador (x10) da pontuação e um foguete que aumenta a velocidade de Papa-Léguas.
A energia é marcada por quatro esferas amarelas no canto superior e perdê-la durante o jogo é muito fácil, muito mais junto às placas de Exit. O Coiote é presença garantida no fim das fases e não dá sossego com suas traquitanas. A recuperação da mesma se dá por meio dos pratos com semente (SEED) apertando o botão de ataque. Alguns são também marca-tela e outros um tipo de remédio amargo que não desce muito bem – tirando energia da ave.
Enfim
Apesar de alguns problemas, o jogo faz bonito. Os gráficos de Desert SpeedTrap transmitem todo o clima do desenho animado com uma paleta de cores bem diversificada e boas cut scenes ao estilo cartoon. Sonoramente, poucos (e simples) efeitos e música de fundo (um pouco baixa) que não incomoda podendo ser desligada por meio das opções na tela de início. Um jogo relativamente fácil, apenas pontuado por três coisas: 1) joga-se contra os controles muito sensíveis aos pulos; 2) perda de energia fácil; e, 3) um coiote bem rápido no fim das fases que pode irritar um pouco. Nem massante ou desafiante, um jogo médio-bom que garante algumas risadas com suas tiradas cômicas e as trapalhadas do Coiote com os (infalíveis) produtos ACME.
Tenham todos um bom jogo!
Belo post Marcel!
ResponderExcluirApesar de eu não ter dado muitas chances para este game, eu acho ele bem caprichado, os graficos sao lindos e os cut scenes sao ótimos, como vc citou.
O problema é a dificuldade em controlar o papa léguas, tem que ter paciência. Depois de ler a matéria, com certeza vou jogar mais, fiquei com vontade de dar mais uma chance a ele, rs.
Abração!
@Leo S.
ResponderExcluirValeu pelo elogio Leo. Eu gosto pra caramba desse jogo. Ele tinha tudo para ser um segundo Sonic no console, infelizmente o detalhe chato da jogabilidade deixa o game complicado.
Sim, a jogabilidade deixa bastante a desejar. Curioso que quando eu era criança jogava sempre o jogo em easy, e o mesmo terminava a pouco mais de meio. Durante imenso tempo sempre achei que já tinha zerado o jogo, até umas semanas antes de fazer a review no meu blogue, onde voltei a dar uma chance ao jogo e zerei-o no modo normal, com mais uns 4, 6 níveis e o final verdadeiro.
ResponderExcluirInteressante seu comentário. Acho que a grande maioria desconhece esse lance do final alternativo no modo Easy. Como joguei apenas no normal, agradeço a informação. Um abraço!
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