11 fevereiro 2012

Entrevista: Leo S. (QG Master)


Hoje é dia de Entrevista, com nosso parceiro e retroaficcionado Leo S. do QG Master.



NAPRAIA4 Antes de começarmos, apresente-se:
Leo S. Leonardo Sanchez, tenho 31 anos, sou publicitário e moro em Sorocaba-SP.

NAPRAIA4 Com quantos anos você começou a jogar videogame, seus primeiros contatos...
Leo S. Ah, na barriga da minha mãe eu já jogava alguma coisa com certeza, um minigame talvez? (^^). Falando sério, não lembro quando exatamente comecei, pois era muito pequeno. Meu tio já tinha um Atari 2600 que um amigo dele trouxe dos EUA ainda em 1980 (ano que nasci). Acho que quando eu era um projetinho de gente eu já ia dormir na casa do meu primo pra jogar.


NAPRAIA4 Alguma pessoa ou experiência em especial foi forte influência para você?
Leo S. Meu primo com certeza, apesar de mais novo que eu, ele tinha o Atari na casa dele e eu não, então era aquela ansiedade pra poder ir dormir na casa dele sempre. Isso até eu ganhar meu Master System, daí era ele que vinha dormir na minha casa pra jogar, hehe.

NAPRAIA4 Qual foi o seu primeiro contato com o Master System?
Leo S. Em setembro de 1989 a Tec Toy lançou o Master System por aqui. E de cara já fizeram o maior merchan na novela Tieta. Eu fiquei louco assistindo a galera da novela jogar Super Futebol. Nunca tinha visto tamanha qualidade, as cores, os detalhes e o som... era tudo muito diferente do que conhecíamos num videogame. Então em novembro do mesmo ano, ao completar 9 anos ganhei meu Master System e com Super Futebol. Mas o jogo que mais me marcou foi Wonder Boy que ganhei junto. Até hoje tenha uma queda pelo jogo e volto a ele sempre que posso, apesar dele não estar entre meus preferidos.

NAPRAIA4 Qual outro videogame de sua preferência fez parte da sua infância?
Leo S. O segundo videogame que mais gostei foi o Mega Drive. A princípio, quando vi as matérias nas revistas especializadas da época fiquei babando e um tempo depois, o meu primo (aquele do Atari) ganhou do pai dele o console junto com Sonic the Hedgehog, Castle of Illusion e Quack Shot. Quando vi ao vivo pela primeira vez, meus olhos brilharam e amei aquele console. Pensei até em me desfazer do meu Master para poder comprar um também e... (eu era criança né? ^^). Infelizmente, naquela época meu pai não teve condições (Graças a Deus, porque eu ia me arrepender muito). Eu queria um Mega com toda certeza, mas não às custas do meu Master. Depois de um tempo, já com 15 anos e trabalhando no Mc Donald’s, eu pude comprar um usado e me divertir pacas. Mas nunca substituiu meu querido 8 bits (Master System Rules!).



NAPRAIA4 Quais são seus jogos favoritos para o Master System?
Leo S. Essa é fácil, vamos lá, os tops pra mim são: Land of Illusion, Sonic the Hedgehog, Turma da Mônica em O Resgate (Wonder Boy III), Phantasy Star e Alex Kidd in Miracle World.

NAPRAIA4 Qual foi a empresa/produtora de games que mais lhe marcou?
Leo S. Essa é ainda mais fácil, claro que foi a própria SEGA (risos). O lance é que os jogos feitos pela SEGA Enterprises Ltd. eram muito mais caprichados, criados com muito esmero. Um bom exemplo foram os jogos que eu citei (a exceção de Wonder Boy III, que não é dela): todos títulos muito acima da média. Creio que, como não pude pude ter contato com inúmeras empresas de games que tinham contratos exclusivos com a Nintendo, a minha referência na infância sempre foi SEGA.

NAPRAIA4 Como você vê o videogame da época da sua infância para os tempos atuais?
Leo S. Jogo muita coisa atual e me divirto demais. Mas o lance é que os jogos evoluíram demais em vários quesitos (os gráficos, os sons, as opções, etc), e também "involuíram" no quesito dificuldade e acho que é aí que se pode perder um pouco da diversão. Na era 8-bits zerar um jogo era difícil demais, quando consegui terminar pela primeira vez Alex Kidd in Miracle World eu celebrei por dias e dias. Quando finalizei God of War, por exemplo, resolvi jogar de novo no modo mais difícil e terminei de novo. Resumo da ópera: achei legal, só isso ¬¬. Claro que leva mais tempo, mas salvando você chega lá. Já na era 8 bits, era na raça mesmo. Ou como eu costumo pensar:

"Morreu? Já era, começa do zero" - Leo S.

NAPRAIA4 E na geração atual, o que você destaca dos gigantes do setor como Sony, Microsoft, Nintendo?
Leo S. Gosto muito da geração atual de games, mas não sou expert. A minha impressão é que os consoles de hoje estão mais padronizados, tem muitos títulos para PS3 que também tem para XBOX360 (e vice-versa). É claro que existem jogos exclusivos, mas não é bem o que se vê por aí. É difícil dizer qual é melhor. Já a Nintendo foi revolucionária quando lançou o Wii, mas aparentemente está correndo por fora e precisa se mexer para acompanhar a Sony e a Microsoft.

NAPRAIA4 Agora vamos falar sobre internet. Quais os sites/blogs que você mais acompanha? Algum em especial serve de referência para você?
Leo S. Muitos serviram e ainda servem de referencia e os acompanho sempre, posso destacar os que gosto muito como o Gagá Games, o Shugames, o Retroplayers, o GLStoque, o Point Games Brasil e o Na Praia4. Mas tem outros muitos que gosto e não consigo citar todos aqui, senão ficaria extenso demais.

NAPRAIA4 Agradeço a citação! Próxima pergunta, como surgiu o QG Master?
Leo S. Na verdade foi por acaso. Eu procurei no Google dicas sobre seleção de fases do Wonder Boy e acabei me deparando com um “Especial Wonder Boy”. Era uma matéria do Grandpa que o André Breder repostou no fórum Retrobits (se não me engano). O especial era muito completo e detalhado. Gostei tanto que resolvi procurar por mais coisas e cheguei ao Gagá Games (sempre ele). Passei a acompanhar o site e o próprio Gagá começou um especial chamado de Cruzada Master System. Lia todos os posts e me divertia relembrando tudo o que eu sempre gostei do Master System, mas só quando ele terminou a jornada que resolvi começar uma busca por materiais do Master System. Pensei em criar um blog que seria o “Quartel General” para essas minhas buscas. A coisa foi virando, entraram novos colaboradores e chegamos onde estamos hoje.

NAPRAIA4 O que você pensa do futuro do QG Master? Pretende parar um dia? Mudar de geração? Falar de jogos mais atuais?
Leo S. Tocar um blog no meio da correria nossa do dia-a-dia é algo bem complexo. Já pensei em parar sim, há mais de um ano atrás cheguei a publicar um post como “Game Over” e tava decidido a deixar, pois estava sozinho com o projeto. Mas muitos leitores protestaram e recebi até e-mails questionando o porquê, entre eles uma proposta do Matheus, hoje autor lá no QG, para me auxiliar. Depois veio o Adinan que deu uma bombada no blog e praticamente ressuscitou ele. Até o Edwazah (do Retroplayers) participou uma época do blog e fez alguns posts, mas ele anda ocupado com outros projetos e teve que se ausentar.

O QG Master é isso, Master System na veia e não pretendemos mudar de geração, nem falar de jogos atuais, pois tem bastante blog excelente falando sobre eles, mas sobre o Master é outra história. Digamos que vamos sempre manter nossa essência.

NAPRAIA4 Qual recado você dá para as pessoas que acompanham o QG Master?  
Leo S. Agradeço a todos que tem a paciência de acompanhar o QG Master, pois às vezes a coisa empaca e fica tempo sem posts novos, e tem hora que deslancha. Mas uma coisa é certa, a equipe lá está aumentando e a qualidade continua em alta, tudo que publicamos é com muito capricho. Esse ano teremos um novo colaborador que deve estrear logo (se já não estreou). 

Um abraço especial aqui pro meu amigo entrevistador e dono desse blog excelente: Na Praia4, que acompanho sempre que posso e curto muito. Aliás, Marcel, as portas do QG Master estão abertas para você meu caro, quando quiser fazer parte da equipe QG teremos prazer em recebê-lo.

NAPRAIA4 Errr.......(engolindo seco) Última pergunta: Pra finalizar, Mário ou Alex Kidd?
Leo S. @#@$¢@#! Muito boa pergunta, muito boa mesmo (risos). Apesar de parecer óbvio que um amante do Master System responderia Alex Kidd, eu preciso ser justo e colocar na balança.
Mário é o mascote oficial da Nintendo, enquanto Alex Kidd foi substituído (ôooo SEGA) pelo ouriço. Placar: 1x0 pro bigodudo.

Mário se fez presente em 80 jogos desde sua criação (cáspita). Alex teve apenas 9 (contando as participações especiais em 2001, 2008 e 2010). Placar: 2x0.

Mário é um dos personagens mais famosos dos games e já inspirou programas de tv, cinema, quadrinhos e produtos licenciados. Alex teve seu auge quando veio na memória do Master System II e só. Placar: 3x0 (tá virando goleada...).

Mário fez parte da minha infância, jogava, adorava e ainda gosto dele e seus jogos, tenho até um boneco dele (^^). Alex Kidd (que eu não tenho boneco) era a minha infância. Eu não jogava; eu devorava seus jogos, eu amava e ainda amo tudo o que ele representa. Placar: 3x1.

Mário ganharia a disputa fácil por tudo o que ele é. Mas pra mim, a última consideração apaga todas as outras (justo, no meu ponto de vista ¬¬). Então é claro que fico com Alex Kidd, ele é o cara e ganha qualquer disputa (risos).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Certo Leo, nós do Na Praia4 agradecemos a entrevista e o convite (^^). Posso responder depois? É sempre bom trocar experiências e no futuro será um prazer integrar um equipe de retroaventureiros que tem sempre boas histórias pra contar!

Um abraço!

14 comentários:

  1. Bacana demais essa entrevista, conhecer mais sobre um dos blogs mais bacanas do nosso querido Master System. E uma auto-entrevista Marcel, rola?

    ResponderExcluir
  2. AêêÊ! Léo!!
    Dando mais entrevista por aí na Blogsfera... gatinho arrasando! Quebrando tudo hein papai?

    ...
    Quando o QGmaster surgiu logo me apaixonei pela qualidade do blog, do layout e dos posts do Léo. Ainda mais, que ele surgiu em um período em que muita coisa ruim andava aparecendo... e me surpreendeu.

    Fiquei pensando... putz! Veio um cara do nada que criou um blog mais profissional que metade da blogsfera sem nem pedir licença!? ...Arrasô!

    Sou imensamente grato por suas contribuição com o crescimento do GLStoque e fico SUPER SUPER SUPER FELIZ de ter sua consideração nesses momentos... adoro ser citado!

    Te desejo sucesso, sorte e felicidades... pra todo sua família!

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  3. @Guilherme

    Fala Guilherme, beleza? Que bom que você gostou da entrevista. Auto-Entrevista? Gostei da ideia; quem sabe num futuro próximo. Mas antes tem mais alguns parceiros que quero entrevistar e passar uma mensagem retrô aqui no blog.

    @GLStoque

    É sempre bacana quando somos lembrados pela nossa dedicação ao universo retrô. Sei muito bem como você se sente!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Guilherme
    Valeu Guilherme! E cara, é uma boa sugestão pro Marcel fazer uma auto entrevista hein, rs

    @GLStoque
    Poxa Titia, valeu mesmo, fico até vermelho com tantos elogios, rs
    Eu devo muito a vc Gabriel, o começo do QG Master tava devagar e vc me ajudou a dar um boom nele, valeu mesmo!!
    Abração e Arrasa Nem!

    @Marcel
    Valeu por me convidar pra essa entrevista meu amigo, gostei muito de ter participado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. @Leo S.

    Eu que agradeço!

    Um abraço parceiro!

    ResponderExcluir
  6. Poxa Leo fiquei apreensivo no final, pois jurava que iria dá o título ao Mario. Não mata os amigos do coração.

    De resto uma ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista, MarCel, bem legal ver como a SEGA marcou a infância do Leo! E acredito que é justamente a SEGA que tornava os consoles dela tão atraentes, com seus jogos memoráveis, criativos e muito divertidos!

    E valeu pela citação, Leo, fico muito feliz em poder contribuir com o QG Master! Que o nosso blog tenha muitos anos de vida e nostalgia! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. @Ighor Henrique
    Pois é meu amigo, eu tinha que justificar pq do Alex Kidd e não o Mário... e quando fui colocando as cartas na mesa vi que a lógica não ganhava, então apelei pro emocional, afinal é o que marca mais né? heheh, valeu, abração!

    @Adinan A.
    Fala parceiro! Cara, na entrevista não dá pra contar metade da história... a SEGA marcou ainda mais do que descrevi, rs.
    É isso aí, que nosso blogo tenha muito pela frente! Abração!

    ResponderExcluir
  9. Boa entrevista com o Leo S curti pra caramba e eu não conhecia esse site vou dar uma conferida por aqui galera.

    ResponderExcluir
  10. @aki é rock
    Valeu! Cara, da uma passeada por aqui vc vai gostar muito! Abração!

    ResponderExcluir
  11. É óbvio que Alex Kidd ganha do Mario. Desde quando o bigodudo sabe jogar jó-quem-pô? hauhuahuahuaauhahu
    Ainda bem que o Game Over não foi pra valer, felizmente chegou o Matheus e fez o truque do Continue. Depois novos jogadores chegaram para ajudar a continuar o jogo. Realmente é bem difícil manter um blog nas correrias do dia-a-dia.
    Ficou bem legal a entrevista, parabéns Marcel e Léo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. @Gamer

    Manter um blog com atualizações constantes? Eu que o diga... Mas por enquanto, mesmo que meio espremido, to conseguindo manter um bom desempenho e mesmo que o Leo não quisesse o Alex ia ganhar aqui no blog, hehe.

    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
  13. @Gamer Caduco
    hahaha, é verdade, o bigodudo deve saber jogar zero ou um no máximo... Valeu Caduco! Abração

    @MarCel
    Como assim eu não querer que o Alex ganhasse? Não tinha como, senão eu faria o QGNes e não o QGMaster, hauhauhhua Abração

    ResponderExcluir
  14. Me amarrei na entrevista, e o Leo foi super justo no julgamento do Alexx x Mario!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.