![Prince Of Persia [EUR] 02 Prince Of Persia [EUR] 02](http://lh3.ggpht.com/_gj0fpee33Ew/TdF9nE_RLEI/AAAAAAAABDM/M_nUhreursA/Prince-Of-Persia-EUR-02_thumb2.jpg?imgmax=800)
Prince of Persia foi um dos jogos que marcaram minha infância – um dos primeiros para computador que joguei – e logo de cara fiquei bastante impressionado. Parte do meu espanto se devia ao fato do game requerer um bom conhecimento das fases, domínio dos movimentos do personagem e extremo cuidado por parte do jogador com as numerosas armadilhas.
A história do jogo: sua amada foi raptada pelo Grão Vizir Jaffar, enquanto que o príncipe e herói da trama, trancafiado no calabouço do palácio deve escapar em 60 minutos – o tempo dado a princesa para decidir seu destino: ou casa com Jaffar ou morre.
Button 1 to continue
![Prince of Persia (UE) [a1][!]_005-vert Prince of Persia (UE) [a1][!]_005-vert](http://lh5.ggpht.com/_gj0fpee33Ew/TdF9pcZOKeI/AAAAAAAABDU/XlFlRZx_JMQ/Prince-of-Persia-UE-a1_005-vert_thum.jpg?imgmax=800)
Um calabouço enorme aguarda os mais desavisados, recheado de guardas, ciladas, pisos falsos, lanças afiadas, fossos, esqueletos, poções envenenadas, becos sem saída... Dá pra passar mais de uma hora descrevendo a infinidade de obstáculos que o jogo possui. Os recursos mais utilizados nesse curto tempo serão a espada (pega na primeira fase) para enfrentar os guardas e, cautela. Sem a segunda é impossível atravessar os 12 níveis.
Um ponto a ser destacado é que no game se joga contra o relógio. Ao completar uma fase ou morrer, a ampulheta informa o tempo restante. Além disso, com o passar das fases há um decréscimo agudo no tempo o que imprime ao jogador maior rapidez nos caminhos a serem percorridos. O que não o torna um jogo impossível são as passwords ganhas ao completar cada fase.
![Prince of Persia (UE) [b1]_005 Prince of Persia (UE) [b1]_005](http://lh4.ggpht.com/_gj0fpee33Ew/TdF9t4EfxuI/AAAAAAAABDc/P0NVUNS-BMA/Prince-of-Persia-UE-b1_005_thumb2.png?imgmax=800)
Outra coisa a ser acrescentada é a ausência de músicas de fundo e poucos efeitos sonoros que dão ao jogo um ar mais realista – e força o jogador a concentrar toda sua atenção nos ambientes.
Desafios
Os combates com os guardas são os momentos mais tensos do jogo. Na hora em que o protagonista se aproxima do guarda, a espada é sacada e as ações são limitadas a atacar ou defender. Alguns combates podem ser evitados, não sendo esse o padrão do jogo, pois as sentinelas se posicionam estrategicamente em pontos-chave do calabouço.
A energia do personagem é marcada por triângulos no canto superior esquerdo. Perde-se energia: caindo de locais elevados (se muito altos, a queda é fatal), nos combates corpo-a-corpo e bebendo falsas poções de cura. Em algumas etapas do jogo, poções de cor esverdeada aumentarão o marcador de energia.
O grande desafio? Os inúmeros quebra-cabeças! Para acesso a algumas áreas é necessário o acionamento de mecanismos no chão que por sua vez habilitam portas e passagens. A lógica de acionamento desses pisos-acionadores difere entra as fases, o que garante boas doses de exploração nos ambientes – e muitas telas a percorrer.
![Prince of Persia (UE) [b1]_000 Prince of Persia (UE) [b1]_000](http://lh4.ggpht.com/_gj0fpee33Ew/TdF9zdrxWPI/AAAAAAAABD0/Gk61oWbol04/Prince-of-Persia-UE-b1_000_thumb6.png?imgmax=800)
Prince of Persia é um ótimo jogo. Muita exploração, dificuldade acentuada e que vai exigir raciocínio e paciência por parte do aventureiro que desejar se tornar o príncipe da pérsia
já zerei ele. é bem complicado se não sacar as armadilhas e enigmas logo, e odeio jogos e puzzles que envolvem tempo. mas é um excelente jogo
ResponderExcluir@Leandro
ResponderExcluirUm dos meus jogos favoritos de todos os tempos. E, concordo com você, as fases ficam bem complicadas por causa do tempo mesmo...
Um abraço!
Não cheguei a conhecer a versão para o console. Na verdade eu só joguei a versão de PC e nunca tinha entendido ela direito, sempre chegava em um guarda no começo e morria (pois não sabia que tinha que pegar a espada). Isso me frustrou um pouco na infância e desde então acabei não jogando mais. Mas hj tenho noção do jogo excelente que é, precisaria tirar um tempo pra jogá-lo!
ResponderExcluirMuito legal o review!
Abraços
Essa é uma das versões mais bonitas à época. Se curtir mesmo esse game, encare a versão que saiu para Snes que é bem mais interessante (mais fases e novos caminhos).
ExcluirUm abraço!
Demais essa versão do Master. Como eu jogava!!! Se bem que nunca zerei, preciso fazer isso.
ResponderExcluirBelo post, como sempre! Abração!
Eu também não zerei, ainda... ¬¬ Um abraço Bro!
ExcluirJá tive esse jogo por aqui por casa, emprestado de um amigo meu. Na altura também não o consegui terminar, mas notou-se que foi uma óptima conversão, até tendo em conta existirem apenas 2 botões e um direccional para se usar. Fizeram um bom trabalho.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCyber eu adoro o original que saiu para PC. Para mim, a versão do Master é graficamente bem bacana, ainda que aquém na movimentação (em alguns momentos, diga-se de passagem). Eu ainda empaco perto do fim do jogo, mas pretendo me redimir desse erro em breve.
ExcluirE aí MarCel blz? Deu saudades do meu Blog ao visitar o seu...vc se lembra? Eu tinha (pq faz tempo que parei) o Blog Master System e seus Clássicos e vc foi um dos primeiros a participar. Boa aquela época..deve ter uns 30 jogos analisados/detonados lá, as vezes penso em reabrir mas parece que a era dos Blogs ja passou mesmo assim fica a nostalgia.
ResponderExcluirAbraço.
Logan? Cara, que saudades do seu blog! Não só lembro como nunca tirei da barra lateral do NP4. Seu post do Danan é hilário. Foi o primeiro post seu que li e bolei de rir na época. Hahá! Aquele lance da screenshot com a descrição e o comentário embaixo era demais! Parecia um CQC do jogo foto-a-foto.
ExcluirSei como é essa vontade de reabrir o blog. E já me senti assim por um bom tempo, mas acho que meu tempo passou e vejo que tem muita gente no YouTube postando material de qualidade.
Pra não dizer que minha alma retrô morreu, eu ainda acompanho alguns (sobreviventes) dos tempos áureos da retrosfera: GagáGames com suas atualizações esporádicas, Retroplayers (que agora com conta com Sr Kao do finado Retro Fantasy - eu até comentei no post dele sobre Ys para o Master) e o Shugames que ainda conta com o Cosmão no leme mandando muito bem.
Sinta-se a vontade pra sempre passar por aqui!
Um abraço velho amigo!
Opa sempre que posso visito esses Blogs das antigas aqui no Gaga..e pelo que vi muitos estão desatualizados ou pereceram 😞. É triste cara pra mim saber que tiveram/tem esse fim mas como vc disse o youtube domina. Bom eu tenho um grupo no Facebook sobre jogos antigos se puder curte la. Vou apenas deixar o nome pq to no celular mas vai ser um prazer te ver lá camarada..
Excluir#Old Games e Gamers
Sim, o YT domina muito, e não só na parte de retrogames. Mas eu ainda acredito que um bom texto tem seu valor.
ExcluirJá quanto a retrosfera: acredito que a era retrô passou bem rápido e movimentou muito a internet. Tivemos muitos blogs falando de jogos antigos ao mesmo tempo e a coisa rapidamente saturou. Quem não sou se reinventar ou bolar algo novo, acabou sendo devorado pela própria falta de criatividade. Um bom exemplo de que alma retrô ainda está viva é o 99vidas que está a anos no ar falando de jogos clássicos e até coisas mais recentes sem perder o embalo.
Um abraço! e qq hora eu apareço por lá (face)!
*Quem não soube se
ExcluirOpa será bem vindo camarada
ResponderExcluir