18 fevereiro 2012

#35 Prince of Persia

Prince Of Persia [EUR] 02
Prince of Persia foi um dos jogos que marcaram minha infância – um dos primeiros para computador que joguei – e logo de cara fiquei bastante impressionado. Parte do meu espanto se devia ao fato do game requerer um bom conhecimento das fases, domínio dos movimentos do personagem e extremo cuidado por parte do jogador com as numerosas armadilhas.
 
A história do jogo: sua amada foi raptada pelo Grão Vizir Jaffar, enquanto que o príncipe e herói da trama, trancafiado no calabouço do palácio deve escapar em 60 minutos – o tempo dado a princesa para decidir seu destino: ou casa com Jaffar ou morre.
 
Button 1 to continue
 
Prince of Persia (UE) [a1][!]_005-vertSe pode afirmar que a conversão feita para o console é boa e bastante fiel ao original lançado para IBM-PC e Apple II. O mapa das fases remete às demais versões, os gráficos são bem feitos e a movimentação do personagem, tirando um ou outro detalhe, bem idêntica ao original de 1989. Além disso, Prince of Persia (Domark, 1992) conseguiu aproveitar bem o potencial do console e pode ser considerado um desafio moderado.
 
Um calabouço enorme aguarda os mais desavisados, recheado de guardas, ciladas, pisos falsos, lanças afiadas, fossos, esqueletos, poções envenenadas, becos sem saída... Dá pra passar mais de uma hora descrevendo a infinidade de obstáculos que o jogo possui. Os recursos mais utilizados nesse curto tempo serão a espada (pega na primeira fase) para enfrentar os guardas e, cautela. Sem a segunda é impossível atravessar os 12 níveis.
 

Um ponto a ser destacado é que no game se joga contra o relógio. Ao completar uma fase ou morrer, a ampulheta informa o tempo restante. Além disso, com o passar das fases há um decréscimo agudo no tempo o que imprime ao jogador maior rapidez nos caminhos a serem percorridos. O que não o torna um jogo impossível são as passwords ganhas ao completar cada fase.
 
Prince of Persia (UE) [b1]_005A movimentação do personagem é bastante variada – e sua animação diferenciada se deve ao belo trabalho de Jordan Mechner (o criador) que capturou os movimentos do irmão mais novo ao realizar diversas ações como pular, correr, etc. Apenas exemplificando: normalmente ao pressionar o direcional para direita ou esquerda, uma corrida é iniciada. Para lugares onde a aproximação lenta for exigida, apertando o botão de ataque e pressionando novamente o direcional, o personagem se aproxima a curtas passadas do local desejado. Outras ações como descer plataformas e pular correndo devem ser aprendidas e dominadas para que o jogador não se meta em encrencas nas fases mais difíceis.
 
Outra coisa a ser acrescentada é a ausência de músicas de fundo e poucos efeitos sonoros que dão ao jogo um ar mais realista – e força o jogador a concentrar toda sua atenção nos ambientes.
 
Desafios
 
Prince of Persia (UE) [a1][!]_007Prince of Persia (UE) [a1][!]_011 
Os combates com os guardas são os momentos mais tensos do jogo. Na hora em que o protagonista se aproxima do guarda, a espada é sacada e as ações são limitadas a atacar ou defender. Alguns combates podem ser evitados, não sendo esse o padrão do jogo, pois as sentinelas se posicionam estrategicamente em pontos-chave do calabouço.
 
A energia do personagem é marcada por triângulos no canto superior esquerdo. Perde-se energia: caindo de locais elevados (se muito altos, a queda é fatal), nos combates corpo-a-corpo e bebendo falsas poções de cura. Em algumas etapas do jogo, poções de cor esverdeada aumentarão o marcador de energia.
 
O grande desafio? Os inúmeros quebra-cabeças! Para acesso a algumas áreas é necessário o acionamento de mecanismos no chão que por sua vez habilitam portas e passagens. A lógica de acionamento desses pisos-acionadores difere entra as fases, o que garante boas doses de exploração nos ambientes – e muitas telas a percorrer.
 
Prince of Persia (UE) [b1]_000Nem sempre esses piso-acionadores são próximos às portas em questão, obrigando o jogador a se dirigir por outro percurso para completar a fase. Além, é claro, da disposição dos mecanismos que numa mesma plataforma podem abrir e fechar a mesma porta – dificultando ações simples como pular de um lugar para outro ou mesmo atravessar um corredor.

Prince of Persia é um ótimo jogo. Muita exploração, dificuldade acentuada e que vai exigir raciocínio e paciência por parte do aventureiro que desejar se tornar o príncipe da pérsia

15 comentários:

  1. já zerei ele. é bem complicado se não sacar as armadilhas e enigmas logo, e odeio jogos e puzzles que envolvem tempo. mas é um excelente jogo

    ResponderExcluir
  2. @Leandro

    Um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. E, concordo com você, as fases ficam bem complicadas por causa do tempo mesmo...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não cheguei a conhecer a versão para o console. Na verdade eu só joguei a versão de PC e nunca tinha entendido ela direito, sempre chegava em um guarda no começo e morria (pois não sabia que tinha que pegar a espada). Isso me frustrou um pouco na infância e desde então acabei não jogando mais. Mas hj tenho noção do jogo excelente que é, precisaria tirar um tempo pra jogá-lo!
    Muito legal o review!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das versões mais bonitas à época. Se curtir mesmo esse game, encare a versão que saiu para Snes que é bem mais interessante (mais fases e novos caminhos).

      Um abraço!

      Excluir
  4. Demais essa versão do Master. Como eu jogava!!! Se bem que nunca zerei, preciso fazer isso.
    Belo post, como sempre! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Já tive esse jogo por aqui por casa, emprestado de um amigo meu. Na altura também não o consegui terminar, mas notou-se que foi uma óptima conversão, até tendo em conta existirem apenas 2 botões e um direccional para se usar. Fizeram um bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cyber eu adoro o original que saiu para PC. Para mim, a versão do Master é graficamente bem bacana, ainda que aquém na movimentação (em alguns momentos, diga-se de passagem). Eu ainda empaco perto do fim do jogo, mas pretendo me redimir desse erro em breve.

      Excluir
  6. E aí MarCel blz? Deu saudades do meu Blog ao visitar o seu...vc se lembra? Eu tinha (pq faz tempo que parei) o Blog Master System e seus Clássicos e vc foi um dos primeiros a participar. Boa aquela época..deve ter uns 30 jogos analisados/detonados lá, as vezes penso em reabrir mas parece que a era dos Blogs ja passou mesmo assim fica a nostalgia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logan? Cara, que saudades do seu blog! Não só lembro como nunca tirei da barra lateral do NP4. Seu post do Danan é hilário. Foi o primeiro post seu que li e bolei de rir na época. Hahá! Aquele lance da screenshot com a descrição e o comentário embaixo era demais! Parecia um CQC do jogo foto-a-foto.

      Sei como é essa vontade de reabrir o blog. E já me senti assim por um bom tempo, mas acho que meu tempo passou e vejo que tem muita gente no YouTube postando material de qualidade.

      Pra não dizer que minha alma retrô morreu, eu ainda acompanho alguns (sobreviventes) dos tempos áureos da retrosfera: GagáGames com suas atualizações esporádicas, Retroplayers (que agora com conta com Sr Kao do finado Retro Fantasy - eu até comentei no post dele sobre Ys para o Master) e o Shugames que ainda conta com o Cosmão no leme mandando muito bem.

      Sinta-se a vontade pra sempre passar por aqui!

      Um abraço velho amigo!

      Excluir
    2. Opa sempre que posso visito esses Blogs das antigas aqui no Gaga..e pelo que vi muitos estão desatualizados ou pereceram 😞. É triste cara pra mim saber que tiveram/tem esse fim mas como vc disse o youtube domina. Bom eu tenho um grupo no Facebook sobre jogos antigos se puder curte la. Vou apenas deixar o nome pq to no celular mas vai ser um prazer te ver lá camarada..
      #Old Games e Gamers

      Excluir
    3. Sim, o YT domina muito, e não só na parte de retrogames. Mas eu ainda acredito que um bom texto tem seu valor.

      Já quanto a retrosfera: acredito que a era retrô passou bem rápido e movimentou muito a internet. Tivemos muitos blogs falando de jogos antigos ao mesmo tempo e a coisa rapidamente saturou. Quem não sou se reinventar ou bolar algo novo, acabou sendo devorado pela própria falta de criatividade. Um bom exemplo de que alma retrô ainda está viva é o 99vidas que está a anos no ar falando de jogos clássicos e até coisas mais recentes sem perder o embalo.

      Um abraço! e qq hora eu apareço por lá (face)!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.