20 março 2012

Hokuto no Ken [#38 e #39] [Especial] [final]

#39 Hokuto no Ken


Outro jogo, outra história, outro desafio. Hokuto no Ken (Sega, 1986) é um ótimo jogo. O original japonês procurou ser bastante fiel ao Mangá e de quebra um título mais difícil que Black Belt.

Shin, o detentor da arte Nanto Seiken – antagônica ao estilo Hokuto Shinken. Após derrotá-lo, Kenshiro descobre que sua namorada Yuria não estava em poder do seu rival


Os cenários de fundo das fases são locais arrasados com construções decrépitas o que em muito lembra o enredo do Mangá. A fórmula é a mesma usada nos dois jogos: os mesmos inimigos de uma ponta a outra da fase com alguns sub-chefes para tirar mais energia – e servir de marca-tela após serem derrotados. Já a ambientação das fases não é muito variada, sendo que nesse ponto Black Belt é mais rico.


Os inimigos têm grafia diferente assim como os chefes. E fica até como curiosidade a foto do enorme boss da fase 3 que solta magias, e foge ao estilo das batalhas com os demais chefes pois o personagem não “cresce”.

Chefes 3 e 5 (Devil e Souther). Os cenários das batalhas em nada lembram Black Belt

Nos combates com os chefes, uma característica que chamou bastante atenção em ambas as versões: as finalizações das lutas com Riki/Kenshiro desferindo diversos socos e chutes em sequência e grande velocidade. Para cada adversário, um golpe específico é utilizado com o nome revelado em japonês no meio da cena de batalha. Eis uma grande surpresa: as técnicas são diferentes entre os games – vale uma jogada!


O que torna Hokuto mais difícil que sua versão ocidental é a impossibilidade de recuperação de energia. No americano qualquer fase é recheada de “comida voadora” que restaura energia e pode ser coletada pelo pulo alto, no japonês não há nada disso. Mas existe o item que confere invencibilidade temporária (a letra P) que aparece em raríssimos momentos. Fora isso, as únicas formas de recuperar energia é: antes dos combates com os chefes ou em uma nova tentativa após morrer...
Raoh, o último e mais poderoso chefe do jogo
Um detalhe curioso é que no último combate contra Raoh (em Hokuto), Kenshiro o transforma em pedra repetindo o desfecho da batalha tal qual no Mangá. Na versão americana o último golpe desferido por Riki apenas congela Wang com o braço estendido para cima – o efeito é bem estranho e não existe exatamente uma explicação para isso.
E assim encerramos mais um especial sobre essa produção que ao completar 25 anos em 2008 teve filmes, jogos (uma versão para PS3 que não recebeu muito elogios) relançados e trouxe a febre do anime de volta. Um abraço a todos e bons jogos!


6 comentários:

  1. Grande Kenshiro! ( como diria Fausto Silva )
    Cara adoro Hokuto no Ken, tanto mangá quanto o anime ( porém a mangá supera anos luz á frente o anime onde sugaram grande parte da viôlencia gráfica e tudo ficou meio...meh ). Não conhecia esse game pro Master, só sabia do Black Belt...o qual depois que descobri que era Hokuto no Ken e ví o que os americanos fizeram passei a abominar XD
    Esse dai é bem fiel ao mangá pelo que você disse...legal vou conferir aqui no meu Dingoo quando eu conseguir emular Master System hahaha
    Abraço ai velho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a chance de ler o mangá, mas quem já leu fala exatamente o que você disse: o anime é uma versão "florida" da história. Eu curto ambos os games, tanto músicas como ambientação, absolutamente tudo nessas produções (na minha opinião) é perfeito. Com toda certeza a adaptação americana aconteceu devido a direitos autorais e tantas outras burocracias do mundo moderno.

      Aconselho demais testar ambas as versões no Dingoo, vc não vai se arrepender. Um abraço!

      Excluir
  2. Caramba, essa foto do chefe 3 me deixou curioso! Ele é bem diferente do tal do Gonta que enfrentamos no Black Belt.
    OK, vou reconsiderar jogar Hokuto no Ken... o jogo parece tão bom quanto a versão ocidental. E o mais importante é que é diferente, não é só o mesmo jogo com outra roupagem. É só eu conseguir derrotar o tal quarto subchefe da primeira fase e tá tudo certo! hahaha!
    É verdade, eu sempre quis entender pq diabos o Wang congela com o braço estendido pra cima no Black Belt, nunca achei nada que explicasse isso. Vai ver ele aprendeu o shoryuken tarde demais... hehehe!
    Outro ótimo post!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala gamer! Obrigado pelo elogio. Foi justamente esse detalhe estranho do último chefe que me fez pesquisar mais sobre Black Belt e descobrir toda a história por trás do Mangá. Ainda pretendo ler o Mangá um dia e comentar alguma coisa no meu outro blog. Um abraço!

      Excluir
  3. Fala Marcel, desculpa o comentario tardio. Como cheguei atrasado li as duas partes de uma só vez e vou comentar só aqui.
    Que belissima matéria meu amigo. Nunca tive vontade de jogar Hokuto no Ken por preconceito meu, pensava, pô, já temos Black Belt pra que jogar o outro se é igualzinho. Mas não é por aí, pelo que vi, vale muito a pena conhecer a versão original. E acho que vale muito a pena ler o mangá hein.
    Parabéns, vc fez um excelente trabalho aqui, abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bro! Pois é, eu também tinha essa mesma ideia na cabeça até que eum dia resolvi testar o game japonês. Fiquei pasmo quando mal conseguia passar da primeira fase (e olha que em Black Belt eu me considerava fera, hehe). Um abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.