14 janeiro 2012

#32 Mônica no Castelo do Dragão [Especial] [2]

Monica Parte 2
Após dar os primeiros passos nessa difícil aventura é hora de conhecer o que torna esse jogo próximo dos RPGs mais convencionais. É hora dos Equipamentos, Armas e Itens da Terra dos Monstros.

 
Mônica no Castelo do Dragão – parte 2

 
Armas & Equipamentos
 
Monica_no_Castelo_do_Drago_(Brazil)_[!]024
Mônica começa com apenas seu imbatível Sansão como arma. E durante muito tempo o único recurso. No jogo diversos equipamentos e itens podem ser comprados em lojas ou coletados pelas fases. O problema é ter dinheiro, muito escasso por sinal. Após a conclusão da fase não há como regressar a uma loja para efetuar novas compras – uma das coisas que faz muita gente torcer o nariz para classificá-lo como RPG.

Os equipamentos compráveis são Botas, Escudos e Armaduras (e um mais caro que o outro). Enfrentar os monstros/Chefes é garantia de ouro (a moeda do jogo) e tentar poupar energia evitando-os pode ter seu preço em um local mais avançado. O Escudo protege de ataques à distância e com as Botas pula-se melhor. As Armaduras aumentam resistência e são os equipamentos mais caros do jogo por isso, a compra de uma boa significa vagar algumas telas sem grana – a última custa apenas 540 moedas de ouro. As combinações de equipamentos de mesmo material são as mais equilibradas deixando a heroína com jogabilidade melhor. Essa mistura de RPG com Plataforma o torna um jogo interessante e ao mesmo tempo bem complicado, pois alguns equipamentos são quase que obrigatórios de comprar. Ou é ver sua amiga se transformar num monstro poluído e começar o jogo do zero. Aliás, sem vidas ou passwords. Morreu, perdeu.

Monica_no_Castelo_do_Drago_(Brazil)_[!]006Para aumentar o poder de ataque existem espadas (não era um coelho de pelúcia Tec Toy?) que são conseguidas após derrotar alguns Chefões do jogo. Alguns destes opcionais ou secretos. Infelizmente, negligenciar o poder das espadas não é boa ideia. Já os itens que recuperam energia da personagem são sucos, vitaminas e, algumas vezes encontrado em lojas, poções revitalizantes.  Poção essa, o último recurso caso Mônica esteja sem energia no meio da partida, pois restabelece a energia de TODOS os corações nos agonizantes últimos suspiros da personagem.
 

Itens & Armas mágicas

No jogo algumas armas mágicas farão parte do arsenal de Mônica. Tanto podem ser compradas como ganhas de alguns monstros, sendo essa segunda situação menos frequente. São eles (e valores):  
Bombas de limpeza 10 moedas
Detergente 20 moedas
Redemoinho mágico 30 moedas
Raio limpo 50 moedas

Para utilizá-los basta apertar o direcional para BAIXO em qualquer situação e até mesmo durante os saltos. Todos são de uso limitado e apenas um é equipado por vez. Ao serem adquiridos, ficam visíveis no HUD com a respectiva quantidade. Têm lá sua utilidade, mas não pode-se dizer que são indispensáveis ou algo do tipo.
 
Monica_no_Castelo_do_Drago_(Brazil)_[!]023

Existem outros tipos de itens de uso mais restrito e secundário. Produzem efeitos de curta duração como aumentar a força, invulnerabilidade temporária, voar, etc. Podem tanto ser recompensa por acabar com alguns monstros como comprados em algumas (raras) lojas. Apertando PAUSE a tela de Status (apenas consultivo) exibe todas as informações mais importantes, indo desde os equipamentos, passando pelas armas mágicas e até itens como a Carta para Lili Jacaré e a Poção de Limpeza (revitalizante).
 
Além desses todos, outros itens são coletados ao derrotar os monstros, mas explicados melhor na terceira parte do especial.
 


Fim da segunda parte

5 comentários:

  1. Ótimo post. Eu já tinha gostado do anterior, mas agora você passou pelos detalhes.
    Putz, nunca tinha pensado nisso: "Para aumentar o poder de ataque existem espadas (não era um coelho de pelúcia Tec Toy?" po, é verdade ela tem um coelho e nao uma espada, hahahaha
    E vou te falar, nunca uso os itens: bomba, detergente, limpeza, etc... sempre esqueço deles... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Leo S.

    Na verdade, segundo um detonado que eu peguei só comprando os itens certos dá pra vencer o Dragão. Infelizmente só cheguei no bichão uma vez e não é exatamente uma lembrança muito boa em minha vida de gamer... ¬¬

    ResponderExcluir
  3. @Marcel
    Cara! Então é por isso que eu nunca consegui derrotar o bichão na manha... só no emulador e sacaneando muito!!! E pra descobrir que tinha que pegar o tal do sino pra não se perder no labirinto então? Só no emulador anos depois mesmo... rs
    Vou ser obrigado a jogar de novo e fazer as coisas corretamente... e vou fazer isso no console assim que comprar meu cartucho =D
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. @Leo

    Na terceira parte da matéria você vai ler no detonado (que eu vou passar o link) as dicas e vai ficar de boca aberta com cada macete que o rapaz dá. Com ele eu chego no fim do jogo tranquilo... Ainda que não mate o dragão... hehe

    ResponderExcluir
  5. Bacana essa série de matérias, quem sabe dessa vez eu consigo terminar ele.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.