12 dezembro 2011

#28 Global Defense (SDI)

GlobalDefense-SMS-US-Front
Global Defense (Sega, 1987) ou SDI como o título ficou conhecido no Japão é um Shooter  dotado de movimentação diferente e proposta bastante simples. No controle de um satélite de defesa (o Global Defense Satellite) e seu canhão laser, essa inusitada peça de artilharia tem uma missão nada fácil: defender o planeta Terra, a Lua e o Sistema Solar de ataques alienígenas. Para os mais ligados em Guerra Fria, o jogo faz referência ao projeto Guerra Nas Estrelas vislumbrado pelo governo americano na década de 80 – em inglês, Strategic Defense Initiative.

Semelhanças e estranhezas a parte, vamos ao jogo. Existe uma arma que basicamente aumenta de poder a cada power coletado (tiros mais grossos e mira mais ágil). O tiro aliás é sempre em auto-fire (e aqui ufa seria pouco, pois a quantidade de satélites inimigos, naves e mísseis é descomunal). Com o outro botão controlamos o satélite travando a mira para movimentá-lo livremente – movimentação no mínimo curiosa.

Por meio da mira se pode alcançar qualquer local da tela. Essa “liberdade” de movimentos não é de fácil acostumação e o inusitado pode tornar o jogo mais difícil do que aparenta.
Global Defense005-horz

As fases são ambientadas no espaço sideral e divididas em duas partes diferentes. Na primeira parte (Offensive Half) o satélite é movimentado numa tela com side-scrolling; na Defensive Half (segunda parte), orbitando o planeta deve-se evitar à todo custo um devastador ataque em massa de mísseis. O canto inferior da tela é reservado para a barra de energia que exibe os danos recebidos pelo planeta – avisos sonoros são emitidos toda vez que um míssil ou outra arma o acerta. Em virtude do grande número de inimigos, muita agilidade será necessária na parte Defensive.

Cada parte possui seus prós e contras, pois o jogo possui um único nível de dificuldade em todas as suas fases – muito difícil. Não existem atalhos ou mesmo macetes. Para avançar ou (o inimaginável) zerar é no braço, jeito e muito treino. Sob todos os aspectos um game interessante e desafiador.
Global Defense007-horz

Gráficos bons (o visual de alguns planetas ao fundo é bem bonito), alguns slowdowns e músicas sci-fi, sem nada de novo. Jogabilidade macia apesar da confusão inicial ao primeiro contato. O único, por assim dizer, engasgo do jogo é o próprio satélite – lento – quando comparado com a mira. 
Global Defense010
Fase 3 - Órbita da Lua

Recomendável!

2 comentários:

  1. Tô meio atrasado para comentar, mas eu vivo atrasado mesmo nos games, rs...

    Eu só joguei esse jogo recentemente. Achei divertidinho e só. Mas lembro que na época, quando vi a foto naquele folheto de jogos, fiquei intrigadíssimo. Fiquei com a sensação de que o jogo ia me permitir, tipo, explorar livremente o espaço, ir até Marte, Saturno... enfim, coisa de criança da época, he he...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mestre, há quanto tempo! Acho bem bacana esse game, mas com uma dificuldade acentuada. Ainda vou jogá-lo com calma outro dia pra tentar fechar. Um abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.